quarta-feira, 9 de abril de 2014

Estudo dirigido (Psicologia Social)

1- Buscava-se um conhecimento científico que pudesse ajudar na construção de uma nova sociedade. A realidade captada não podia questionar as pesquisas elaboradas a partir de experimentos tão bem controlados. Nesse momento foi proposta uma análise em termos do materialismo histórico e dialético. A revisão crítica propunha uma metodologia que pudesse captar o sujeito,  historicamente situado e também como fruto  de uma realidade multideterminada
2- Caracteriza a Psicologia Social dos anos 80 a indissociabilidade entre teoria e prática. A psicologia social comunitária assume um compromisso político com a população oprimida. Repensa-se a clandestinidade dos trabalhadores e do voluntariado. O psicólogo passa a ser remunerado. Inserção dos profissionais das ciências sociais e humanas em funções e cargos destinados a prestações de serviços à população. Amplia-se o espaço do trabalho e reconhecimento da profissão de psicólogo junto aos setores populares. Cria-se a possibilidade do psicólogo trabalhar em postos/unidades, tendo uma atuação institucionalmente reconhecida.
3- Na década de 80 a psicologia social comunitária assume um compromisso político com a população oprimida.
4- BASE TEÓRICA: Psicologia Histórico Cultural de Vygotsky (1896-1934). BASE FILOSÓFICA E METODOLÓGICA: materialismo histórico dialético.
5- HOMEM: ativo, social e histórico. SOCIEDADE: produção histórica dos homens, pelo trabalho produz a vida material. Mundo: Parte da concepção de que o mundo social e mundo psicológico caminham juntos
6- Criticas: *Ora é processo, ora é estrutura, ora manifestação, ora relação, ora é conteúdo, ora é distúrbio, ora experiência. É interno mas relaciona com o externo, É biológico, é psíquico e é social; é agente e é resultado; relacionado ao “eu”, ao “self”.
*O externo é visto como algo que dificulta o pleno desenvolvimento do mundo “interno”.
*Não pertence á natureza humana, mas reflete a condição social, econômica e cultural em que vivem os homens.
7- FENÔMENO PSICOLÓGICO = construção individual do mundo simbólico que é social
8- ATIVIDADE IMPLICA AÇÕES ENCADEADAS, JUNTO COM OUTROS INDIVÍDUOS (RELAÇÕES), PARA A SATISFAÇÃO DE UMA NECESSIDADE COMUM. PARA HAVER ESTE ENCADEAMENTO É NECESSÁRIA A COMUNICAÇÃO (LINGUAGEM) ASSIM COMO UM PLANO DE AÇÃO (PENSAMENTO), QUE POR SUA VEZ DECORRE DE ATIVIDADES ANTERIORMENTE DESENVOLVIDAS.
9- Influências de Marx em Vygotsky
*O Modo de produção material que direciona a vida social e espiritual do homem.
*O homem é um ser histórico que se constitui através de suas relações com o mundo natural e social.
*O processo de trabalho de transformação da natureza é o processo privilegiado nessas relações homem-mundo.
*A sociedade humana é um sistema dinâmico e contraditório que precisa ser compreendido como processo em constante mudança.
*Construiu uma teoria marxista, que consiste em estudar os processos de transformação do desenvolvimento humano, levando em conta 4 dimensões que caracterizam o desenvolvimento psicológico: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese.
10- Vygotsky define a Atenção dada aos mecanismos psicológicos mais sofisticados típicos da espécie humana como as funções psicológicas superiores.
Algumas delas:
       Controle consciente do comportamento.
       Atenção e lembranças voluntárias.
       Memorização ativa.
       Pensamento abstrato.
       Raciocínio dedutivo.
       Capacidade de planejamento, entre outras.
11- filogênese representa a evolução da espécie.
Ontogenese
representa o percurso de desenvolvimento do indivíduo da espécie.
Sociogênese
define por onde cada pessoa pertencente aquela cultura pode ir. Sociedade escolarizada, ou não.
Microgênese
é uma porta aberta para o NÃO determinismo.

12- Mediação é a (intermediação) interposição entre uma coisa e outra. A relação do homem com o mundo não é direta, mas, mediada. A tendência é que todas as relações com o passar do tempo se tornem mediadas. Mediação pode se feita através de instrumentos e signos. A relação mediada pelos signos internalizados que representa as coisas do mundo liberta o homem da interação concreta com os objetos do seu pensamento.

13- A partir das proposições teóricas do materialismo histórico propôs a reorganização da Psicologia, antevendo a tendência de unificação das Ciências Humanas no que denominou como "psicologia cultural-histórica".  A teoria histórico cultural de Vygotsky mais tarde viria a ser a principal base teórica da psicologia social crítica.
14- Para Carl Ratner uma psicologia da libertação só pode ser uma psicologia cultural, pois é só através do conhecimento e aceitação da cultura de um individuo que pode se chegar a uma libertação verdadeira.
15- O comportamento de alguém é influenciado socialmente quando ele se modifica em presença de outros indivíduos (presença real ou simbólica). O julgamento ou a percepção do indivíduo encontram-se em relação com outras pessoas cuja conduta, de respostas interfere com as suas.
Diferentes abordagens: Imitação (Tarde, 1890); Normalização (Sherif); Conformidade (Asch, 1956); Inovação da Minoria (Moscovici, 1972).

16- *Individualmente os sujeitos não cometiam erros.
*Em grupo, cerca de um terço dos sujeitos conformavam-se com as respostas erradas da maioria.
Sujeitos conformistas:
*Distorção da percepção: realmente percebiam a linha errada como sendo a que correspondia em comprimento da linha padrão.
*Distorção do julgamento: pensavam que havia algo de errado com sua visão ou consigo mesmo.
*Distorção da ação: percebiam que a maioria estava errada, porém não tinham coragem de se opor.
Respostas à pressão social / conformismo:
}  Complacência: cede para evitar um a punição ou receber uma recompensa.
}  Identificação: atratividade consciente ou não.
}  Internalização: o individuo reflete sobre o que lhe é pedido e cede, passa a considerar o pedido como justo. Ex: valores e crenças.

17- Bases de poder:
Poder de recompensa: possibilidade de receber uma recompensa caso obedeça e submeta-se; recompensa desejada.
Poder de coerção: infringir (repressão) castigos caso não obedeça; sofrer punição.
Poder de legitimidade: é legitimo segundo crenças, valores e normas sociais.
Poder de referência: modelo , uma referência positiva ou negativa. Casos de identificação.
Poder de conhecimento: pelo conhecimento que legitima seu poder, méritos profissionais.
Poder de Informação: informações que agregam no convencimento.  

18-
Quando surge o “conflito” entre as maiorias e as minorias ao invés do pacto e compromisso e seu “efeito de normalização” ocorrido na circunstância conformista as minorias tornam-se desviantes gerando um efeito de polarização e portanto de conflito entre opiniões e soluções diferentes para os problemas, levando assim à inovação.

19- Psicologia das Minorias Ativas:
*Foca nas minorias, que são compreendidas em uma dinâmica de interação. Ou seja a  influencia é exercida em duas direções.
*Não considera a influência unilateral e sim recíproca que implica ação e reação.
MAIORIA  <=====> MINORIA

20- O conflito
é o “núcleo da mudança” ou linha de tensão que é permanentemente ativado pelas minorias que pretendem não simplesmente se adaptar ao meio. Na condição de atores sociais que buscam a “construção social da realidade” as minorias aspiram transformar o social para adaptá-los às suas necessidades.

Ao invés do pacto e compromisso e seu “efeito de normalização” ocorrido na circunstância conformista as minorias tornam-se desviantes gerando um efeito de polarização e portanto de conflito entre opiniões e soluções diferentes para os problemas.

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