1- Buscava-se um
conhecimento científico que pudesse ajudar na construção de uma nova sociedade.
A realidade captada não podia questionar as pesquisas elaboradas a partir de
experimentos tão bem controlados. Nesse momento foi proposta uma análise em termos do materialismo histórico e dialético.
A revisão crítica propunha uma metodologia que pudesse captar o sujeito, historicamente situado e também como
fruto de uma realidade multideterminada
2- Caracteriza a Psicologia Social dos anos 80
a indissociabilidade entre teoria e prática. A psicologia social comunitária
assume um compromisso político com a população oprimida. Repensa-se a
clandestinidade dos trabalhadores e do voluntariado. O psicólogo passa a ser
remunerado. Inserção dos profissionais das ciências sociais e humanas em
funções e cargos destinados a prestações de serviços à população. Amplia-se o
espaço do trabalho e reconhecimento da profissão de psicólogo junto aos setores
populares. Cria-se a possibilidade do psicólogo trabalhar em postos/unidades,
tendo uma atuação institucionalmente reconhecida.
3- Na década de
80 a psicologia social comunitária assume um compromisso político com a
população oprimida.
4- BASE TEÓRICA:
Psicologia Histórico Cultural de Vygotsky (1896-1934). BASE FILOSÓFICA E
METODOLÓGICA: materialismo histórico dialético.
5- HOMEM: ativo, social e histórico. SOCIEDADE: produção histórica dos
homens, pelo trabalho produz a vida material. Mundo: Parte da concepção de que o mundo social e mundo psicológico
caminham juntos
6- Criticas: *Ora
é processo, ora é estrutura, ora manifestação, ora relação, ora é conteúdo, ora
é distúrbio, ora experiência. É interno mas relaciona com o externo, É
biológico, é psíquico e é social; é agente e é resultado; relacionado ao “eu”,
ao “self”.
*O externo é visto como algo que dificulta o pleno
desenvolvimento do mundo “interno”.
*Não pertence á natureza humana, mas reflete a condição
social, econômica e cultural em que vivem os homens.
7- FENÔMENO PSICOLÓGICO = construção
individual do mundo simbólico que é social
8- ATIVIDADE
IMPLICA AÇÕES ENCADEADAS, JUNTO COM OUTROS INDIVÍDUOS (RELAÇÕES), PARA A
SATISFAÇÃO DE UMA NECESSIDADE COMUM. PARA HAVER ESTE ENCADEAMENTO É NECESSÁRIA
A COMUNICAÇÃO (LINGUAGEM) ASSIM COMO
UM PLANO DE AÇÃO (PENSAMENTO), QUE
POR SUA VEZ DECORRE DE ATIVIDADES
ANTERIORMENTE DESENVOLVIDAS.
9- Influências de Marx em Vygotsky
*O Modo de produção material que direciona a vida social e
espiritual do homem.
*O homem é um ser histórico que se constitui através de suas relações com o mundo natural e social.
*O processo de trabalho de transformação da natureza é o processo privilegiado nessas relações homem-mundo.
*A sociedade humana é um sistema dinâmico e contraditório que precisa ser compreendido como processo em constante mudança.
*O homem é um ser histórico que se constitui através de suas relações com o mundo natural e social.
*O processo de trabalho de transformação da natureza é o processo privilegiado nessas relações homem-mundo.
*A sociedade humana é um sistema dinâmico e contraditório que precisa ser compreendido como processo em constante mudança.
*Construiu uma teoria
marxista, que consiste em estudar os processos de transformação do
desenvolvimento humano, levando em conta 4 dimensões que caracterizam o
desenvolvimento psicológico: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese.
10- Vygotsky
define a Atenção dada aos
mecanismos psicológicos mais sofisticados típicos da espécie humana como as funções
psicológicas superiores.
Algumas delas:
•
Controle consciente do comportamento.
•
Atenção e lembranças voluntárias.
•
Memorização ativa.
•
Pensamento abstrato.
•
Raciocínio dedutivo.
•
Capacidade de planejamento, entre outras.
11- filogênese representa a evolução da espécie.
Ontogenese representa o percurso de desenvolvimento do indivíduo da espécie.
Sociogênese define por onde cada pessoa pertencente aquela cultura pode ir. Sociedade escolarizada, ou não.
Microgênese é uma porta aberta para o NÃO determinismo.
Ontogenese representa o percurso de desenvolvimento do indivíduo da espécie.
Sociogênese define por onde cada pessoa pertencente aquela cultura pode ir. Sociedade escolarizada, ou não.
Microgênese é uma porta aberta para o NÃO determinismo.
12- Mediação
é a (intermediação) interposição entre uma coisa e outra. A relação do homem
com o mundo não é direta, mas, mediada. A tendência é que todas as relações com
o passar do tempo se tornem mediadas. Mediação
pode se feita através de instrumentos e signos. A relação mediada pelos signos
internalizados que representa as coisas do mundo liberta o homem da interação
concreta com os objetos do seu pensamento.
13- A partir
das proposições teóricas do materialismo histórico propôs a reorganização da
Psicologia, antevendo a tendência de unificação das Ciências Humanas no que
denominou como "psicologia cultural-histórica". A teoria histórico cultural de Vygotsky
mais tarde viria a ser a principal base teórica da psicologia social crítica.
14- Para Carl
Ratner uma psicologia da libertação só pode ser uma psicologia
cultural, pois é só através do conhecimento e aceitação da cultura de um
individuo que pode se chegar a uma libertação verdadeira.
15- O
comportamento de alguém é influenciado socialmente quando ele se modifica em
presença de outros indivíduos (presença real ou simbólica). O julgamento ou a
percepção do indivíduo encontram-se em relação com outras pessoas cuja conduta,
de respostas interfere com as suas.
Diferentes abordagens: Imitação (Tarde, 1890); Normalização (Sherif); Conformidade (Asch, 1956); Inovação da Minoria (Moscovici, 1972).
Diferentes abordagens: Imitação (Tarde, 1890); Normalização (Sherif); Conformidade (Asch, 1956); Inovação da Minoria (Moscovici, 1972).
16- *Individualmente os sujeitos não cometiam erros.
*Em grupo, cerca de um terço dos sujeitos conformavam-se com as respostas erradas da maioria.
*Em grupo, cerca de um terço dos sujeitos conformavam-se com as respostas erradas da maioria.
Sujeitos conformistas:
*Distorção da
percepção: realmente percebiam a linha errada como sendo a que correspondia
em comprimento da linha padrão.
*Distorção do
julgamento: pensavam que havia algo de errado com sua visão ou consigo
mesmo.
*Distorção da ação:
percebiam que a maioria estava errada, porém não tinham coragem de se opor.
Respostas à pressão social / conformismo:
} Complacência:
cede para evitar um a punição ou receber uma recompensa.
} Identificação:
atratividade consciente ou não.
} Internalização:
o individuo reflete sobre o que lhe é pedido e cede, passa a considerar o
pedido como justo. Ex: valores e crenças.
17- Bases de poder:
Poder de recompensa: possibilidade de receber uma recompensa caso obedeça e submeta-se;
recompensa desejada.
Poder de coerção: infringir (repressão) castigos caso não obedeça; sofrer punição.
Poder de legitimidade: é legitimo segundo crenças, valores e normas sociais.
Poder de referência: modelo , uma referência positiva ou negativa. Casos de identificação.
Poder de conhecimento: pelo conhecimento que legitima seu poder, méritos profissionais.
Poder de Informação: informações que agregam no convencimento.
18- Quando surge o “conflito” entre as maiorias e as minorias ao invés do pacto e compromisso e seu “efeito de normalização” ocorrido na circunstância conformista as minorias tornam-se desviantes gerando um efeito de polarização e portanto de conflito entre opiniões e soluções diferentes para os problemas, levando assim à inovação.
19- Psicologia das Minorias Ativas:
*Foca nas minorias,
que são compreendidas em uma dinâmica de interação. Ou seja a influencia é exercida em duas direções.
*Não considera a
influência unilateral e sim recíproca que implica ação e reação.
MAIORIA
<=====> MINORIA
20- O conflito é o “núcleo da mudança” ou linha de tensão que é permanentemente ativado pelas minorias que pretendem não simplesmente se adaptar ao meio. Na condição de atores sociais que buscam a “construção social da realidade” as minorias aspiram transformar o social para adaptá-los às suas necessidades.
Ao invés do pacto e
compromisso e seu “efeito de normalização” ocorrido na circunstância conformista
as minorias tornam-se desviantes gerando um efeito de polarização e
portanto de conflito entre opiniões e soluções diferentes para os problemas.
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