sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Como descrever a Curva Vital (Psiquiatria/Psicopatologia)

O que deve constar: a história de vida da paciente desde sua concepção até antes da mesma ter adoecido (EVOLUÇÃO PROCESSUAL). Isto é, a partir da curva vital eu terei condições de perceber como a paciente era antes de apresentar o quadro clínico dela.
No caso de pacientes com evolução episódica, então você deve escrever o texto desde a concepção do paciente até a sua penúltima crise.

Modelo de como escrever a Curva vital:
1º parágrafo (Tema: descrição da gestação, parto e desenvolvimento da paciente nos primeiros anos de vida):
a)    Como foi a gestação da Paciente (teve ou não intercorrências?)
b)    A paciente foi fruto de uma gravidez planejada?
c)    Parto normal ou cesárea?
d)    Houve complicações no parto?
e)    Engatinhou, andou e falou dentro do esperado?

2º parágrafo: (Tema: infância – escola)
a)    Quando começou a estudar?
b)    Teve dificuldades na escola?
c)    Como era seu relacionamento com os colegas?
d)    Como era seu relacionamento com os professores?
e)    Durante sua infância, aconteceu algum evento significativo dentro do contexto escolar? (Exemplo: reprovação, bullying, mudança de escola ...)

3º parágrafo: (Tema: infância – amigos)
a)    Tinha muitos amigos?
b)    Gostava de brincar?
c)    O que gostava de fazer nas horas vagas?

4º parágrafo: (Tema: infância - família)
a)    Tem irmãos?
b)    Seus pais são separados?
c)    Como é a relação da paciente com seus irmãos?
d)    E com os seus pais?
e)    Durante a infância da paciente aconteceu algum evento significativo dentro do contexto familiar? (Exemplo: morte de alguém da família, abuso sexual, separação dos pais...)

5º parágrafo: (Tema: adolescência - escola)
a)    Teve dificuldades na escola?
b)    Como era seu relacionamento com os colegas?
c)    Como era seu relacionamento com os professores?
d)    Durante sua adolescência, aconteceu algum evento significativo dentro do contexto escolar? (Exemplo: reprovação, bullying, mudança de escola ...)

6º parágrafo: (Tema: adolescência – amizades/ namoro)
a)    Tinha muitos amigos?
b)    O que gostava de fazer nas horas vagas?
c)    Quando iniciou sua vida sexual?
d)    Como eram suas relações afetivas?
e)    Durante sua adolescência, aconteceu algum evento significativo no campo das amizades ou dos relacionamentos afetivos?

7º parágrafo: (Tema: adolescência – família)
a)    Como é a relação da paciente com seus irmãos?
b)    E com os seus pais?
c)    Durante a adolescência da paciente aconteceu algum evento significativo dentro do contexto familiar? (Exemplo: morte de alguém da família, abuso sexual, separação dos pais...)

8º parágrafo adiante: você vai descrever os eventos significativos da paciente até momentos antes dela ter apresentado a sua primeira crise.

Observação: (Na evolução episódica, você vai descrever os outros episódios – se houver – bem como o período de intercrises).

Em abril de 2004 (início da crise), a paciente Fulana de Tal, com então 26 anos, passou a apresentar os seguintes comportamentos: dificuldade de dormir, angustia, pouco apetite, tristeza, vontade de só ficar na cama, desesperança e vontade de se matar (sintomas). Fulana de Tal comentou que estes comportamentos tiveram repercussões significativas em sua vida. No campo profissional a paciente relata que sua produtividade diminuiu, nos seus relacionamentos interpessoais, a paciente disse que não queria conversar com ninguém e que seus amigos e filhos se queixavam disso... (impacto dos sintomas na vida da paciente). Na época, a paciente relata que estava tendo problemas com o seu marido.... (contexto). A paciente afirmou que em maio de 2004 procurou tratamento psicoterápico e psiquiátrico e que em junho do mesmo ano ela já se sentia melhor, não apresentando mais os comportamentos descritos acima (duração da crise).
De junho de 2004 a setembro de 2007, a paciente relatou que seguiu tanto o tratamento medicamentoso quanto o psicoterápico e que trabalhou normalmente, tendo suas relações com seus amigos e filhos preservadas (evolução).
Em outubro de 2007, a paciente Fulana de Tal, com então 28 anos, passou a apresentar os seguintes comportamentos: falta de apetite, angustia, desesperança, tristeza, coração disparado, falta de ar, medo de sair de casa, vontade de se matar, vontade de só ficar na cama... (sintomas). Fulana de Tal comentou que estes comportamentos tiveram repercussões significativas em sua vida... (impacto dos sintomas na vida da paciente). Na época... (contexto)... A paciente disse que ficou assim de outubro a dezembro de 2007 ... (duração).

DICAS:
a)    Procure começar os parágrafos com datas (mês e ano) – assim fica mais fácil das pessoas entenderem a história.
b)    Sempre escreva os fatos e não a interpretação dos fatos. (Preocupe-se mais em descrever a história e não em explicá-la. Evite utilizar os termos: POR CAUSA, DEVIDO, PORQUE) Exemplo de interpretação: ... com cinco anos de idade, a paciente começou a apresentar estes comportamentos porque o avô abusou dela sexualmente... Exemplo de descrição: ... a paciente começou a apresentar estes comportamentos com cinco anos de idade. Na época, o avô começou a abusar sexualmente da paciente...
c)    A história deve ser escrita de forma cronológica!!! (Você deve começar a história do começo e contar os eventos na ordem cronológica em que eles foram acontecendo)
d)    A paciente teve algum problema orgânico que possa ter interferido em seu quadro clínico antes de ter adoecido pela primeira vez? (Exemplo: Traumatismo craniano? ...)
e)    Não focar em internações!!!!!!!!!!!!!!! – a paciente pode ter tido alguma crise sem ter sido internada.

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