sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Subsistemas de Recursos humanos: Aplicar pessoas

O primeiro passo na aplicação de pessoas da empresa arroba deve ser a reengenharia dos cargos.
Redesenhando todos os cargos, descrevendo e relacionando as principais responsabilidades, detalhando o que cada cargo exige de seu ocupante.
Para isso propomos a implantação de um modelo horizontal de cargos, negociável, flexível e baseado em avaliações de competências, que envolveria um total remanejamento de cargos e visando uma melhor capacitação de todos os profissionais um treinamento especializado de 6 em 6 meses.
Se aprovadas essas mudanças começarão a ser implantadas de imediato

Esta solução foi definida buscando um melhor aproveitamento das potencialidades dos funcionário, bem como para garantir que todos tenham as habilidades necessárias ao cargo que ocupam, desta forma aumentando e otimizando todas asa formas de produção da empresa @. Desta forma a reengenharia será desenvolvida de forma a abranger todas as áreas, cedes e filiais da empresa.
Começando com uma série de reuniões com os gestores da empresa, bem como funcionários de cada setor, buscando fazer descrições adequadas de cada cargo e das habilidades e competências necessárias para ocupa-lo.
Na segunda etapa será feita uma redistribuição dos funcionários nos novos cargos, baseada nas avaliações de habilidades e competências feitas anteriormente. Essa redistribuição será feita de forma gradual, de modo a garantir que todos recebam treinamento e capacitação antes de ocuparem seus novos cargos.
Na terceira e última etapa serão realizados treinamentos semestrais buscando uma atualização e quando necessária a reciclagem de todos os colaboradores.
Toda a implantação será feita por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, administradores, economistas, coaching’s e profissionais capacitados de todos os setores que ministrarão os treinamentos, contratados pela consultoria especializada.

Todos estes processos serão feitos dentro de seis meses e terá um custo total de:
Sugiro um valor que considere separadamente as reuniões para reestruturação e os valores de treinamento por quantidade de pessoas de modo que possamos garantir a possibilidade de escolha aos gestores de quantas turmas devem receber treinamento por vez e de modo a garantir que os valores não sejam exorbitantes demais. (Algo como 6 ou 7 mil reais pela reestruturação, incluindo despesas de locação e alimentação para todos os envolvidos e dois mil para treinamentos com duração de 15 dias para turmas de 30 pessoas, incluindo locação.)

Proponho que a reengenharia seja feita antes do agregar pessoas e o agregar antes dos treinamentos, de forma que treinemos os novos e os mais antigos juntos, até para garantir que mais conhecimento seja transmitido aos novos entrantes.

O segundo passo que propomos na aplicação de pessoas é o de Orientar as pessoas, que deverá ser feito após a reorganização dos cargos e os processos de agregar pessoas, visando uma adequada aplicação dos novos colaboradores dentro dos cargos da organização garantindo a eles o entendimento e o ajustamento da cultura organizacional.

Para isso propomos a implantação de um sistema de apadrinhamento, designando colaboradores veteranos para apresentar a empresa e as funções par as novas equipes, assim como acompanhar as atividades destes em sua primeira semana, diminuindo assim a aprendizagem de procedimentos indevidos ou incorretos. E por último propomos uma reunião de boas-vindas feita trimestralmente com os funcionários e gestores da empresa.

Se aprovadas essas mudanças começarão a ser implantadas imediatamente após o início das novas contratações.

Esta solução foi definida buscando um melhor inserção dos novos colaboradores na empresa, garantindo que se sintam mais acolhidos e mais amparados, aumentando sua satisfação com a empresa e reduzindo a aprendizagem de procedimentos e condutas indevidas e garantindo um período de adaptação menor, tendo em vista que serão acompanhados e auxiliados nesse período de adaptação. Desta forma a orientação de pessoas será desenvolvida de forma a abranger todas as áreas, cedes e filiais da empresa.
Começando com a seleção dos colaboradores modelo que auxiliarão os novos colaboradores, seguida pela capacitação dos mesmos que será feita em um dia de treinamento.
Após isso será feita a dos supervisores e superiores diretos para que auxiliem os colaboradores modelo e os novos colaboradores.
Na última etapa será criada uma reunião de boas-vindas feita trimestralmente com os funcionários e um gestor, diretor ou superior da empresa, que falará da empresa, sua missão, visão e seus objetivo, dará boas vindas e listará o que a empresa tem de bom a oferecer. De modo a acolher os colaboradores e assim motiva-los.
Toda a implantação será feita por coaching’s e profissionais capacitados de todos os setores que ministrarão os treinamentos, contratados pela consultoria especializada.

Todos estes processos serão feitos de imediato após o fim de cada treinamento de admissão ou de migração e terá custos apenas simbólicos, tendo em vista que o único gasto será com o treinamento de um dia para os colaboradores modelo e supervisores diretos, podendo esses ser feitos uma vez por mês ou de acordo com as contratações.

Sugerir valores para esses treinamentos, considerando turmas e a duração, sugiro 350 reais por turma de 30 pessoas com duração de 6horas mais despesa de locação.

O último passo que propomos na aplicação de pessoas é o de Avaliar o Desempenho, que deverá ser feito após a reorganização dos cargos e os processos de agregar pessoas e orientar pessoas, visando a identificação, mensuração e acompanhamento do desempenho humano dentro da organização.

Para isso propomos a implantação de um sistema de remuneração variável, que consistirá em um bônus mensal baseado no rendimento do funcionário, tendo um valor mínimo caso ele atinja todas as metas e que aumente conforme sua produção for aumentando depois de superada a meta. Além de um sistema de avaliação que garanta o feedback ao colaborador, pontuando seus pontos negativos e valorizando seus pontos positivos.
Se aprovadas essas mudanças começarão a ser implantadas imediatamente após o início das novas contratações.

Esta solução foi definida buscando uma maior satisfação dos colaboradores, que também reflita em um aumento significativo em sua produção, aumentando assim os lucros da empresa e diminuindo os gastos com demissões e novas contratações, uma vez que os colaboradores por se sentirem mais valorizados e mais satisfeitos com a organização, tenderão a permanecer na empresa por mais tempo.
Começando com a criação de um sistema de estabelecimento de metas e avaliação de desempenho especifico para cada setor da organização, seguida pela definição de valores justos de remuneração variável para cada setor.
Em seguida os supervisores, serão capacitados para avaliar e aplicar feedback.
E na última etapa, os valores serão direcionados aos colaboradores de acordo com seus respectivos desempenhos.
Toda a implantação será feita por administradores, coaching’s e economistas contratados pela consultoria especializada, em reunião com os gestores da empresa.

Todos estes processos levarão três semanas para serem desenvolvidos e entrarão em funcionamento logo após a reestruturação dos cargos e terá custos variáveis, de acordo com cada função, setor e produtividade.
Além dos custos da consultoria com administradores, coaching’s e economistas, além das reuniões com a gestão para a criação do sistema, sugiro algo em torno de 5 ou 6 mil reais.