segunda-feira, 1 de abril de 2024

Perguntas e respostas Descomplicadas: Suporte básico a vida

Pergunta

Os sinais vitais são indicadores e norteadores do estado geral da vítima. Quando anormais, podem indicar algum problema e ajudar no diagnóstico inicial, assim como no acompanhamento da evolução do quadro da vítima. Os sinais vitais (SSVV) tem parâmetros de normalidade. Escolha abaixo a afirmativa que descreve os parâmetros normais dos movimentos respiratórios (mrm) em adultos e crianças.

a - Crianças 18-29 mrm e adultos 20 -30 mrm

b - Adultos 33 mrm e crianças 10 - 20 mrm

c - Crianças 16 -20 mrm e adultos 25 - 60 mrm

d - Criança. 20 -mrm e adulto 12 - 20 mrm

e - Adulto 22 - 40 mrm, em crianças 13 - 25 mrm

 

Resposta:

Os parâmetros normais dos movimentos respiratórios variam de acordo com a idade da pessoa:

·         Em crianças, os movimentos respiratórios normais estão na faixa de 20 mrm (movimentos respiratórios por minuto).

·         Em adultos, os movimentos respiratórios normais estão na faixa de 12 a 20 mrm (movimentos respiratórios por minuto) 12.

Portanto, a alternativa correta é a letra d.

 

Pergunta

O trauma é qualquer lesão que provoque alteração estrutural proveniente de ação externa. Esta ação externa nada mais é do que o mecanismo do trauma. Este mecanismo pode ser de várias formas. Escolha a alternativa descreve alguns tipos de mecanismo do trauma. a - O mecanismo do trauma pode ser: contundente ou penetrante, cortante, também existem mecanismos de energia térmica de calor ou frio b - O mecanismo do trauma pode ser: esfoliante, penetrante e ardente e de calor e frio e penetrante c - O mecanismo do trauma pode ser: contundente, abrangente e químico, físico de calor e frio e penetrante d - O mecanismo do trauma pode ser: calor, calafrio e perfurante, contundente, queimadura e penetrante e - O mecanismo do trauma pode ser: de frio, equimose e curto contusão, hematoma, hiperemia e cortante

Resposta:

O mecanismo do trauma pode variar e está relacionado à ação externa que causa a lesão. Alguns tipos de mecanismos do trauma incluem:

·         Contundente ou penetrante: Isso envolve impacto direto ou força aplicada ao corpo, como quedas, colisões ou golpes.

·         Cortante: Refere-se a lesões causadas por objetos afiados, como facas ou cacos de vidro.

·         Energia térmica de calor ou frio: Isso inclui queimaduras ou exposição prolongada ao frio extremo.

Portanto, a alternativa correta é a letra a.

Pergunta

Nos traumas há grande risco de haver traumatismo cranioencefálico. Neste caso, aplica-se a escala de Coma Glasgow. Nesta escala existem três variáveis a serem testadas para se obter um resultado definindo o nível de consciência da vítima, e a partir de 2018 foi incluída uma nova avaliação. Escolha abaixo a alternativa que descreve todas as variáveis realizadas através da Escala de Coma Glasgow. a - As variáveis são: risco de queda, reação pupilar, abertura ocular e resposta motora b - As variáveis são: risco neuromotor, abertura ocular, resposta verbal e reatividade pupilar c - As variáveis são: risco de úlceras de pressão, resposta motora, resposta verbal d - As variáveis são: risco de imobilidade, resposta ocular, resposta verbal e - As variáveis são: abertura ocular, resposta verbal, resposta motora, reação das pupilas

Resposta:

Escala de Coma de Glasgow é uma ferramenta médica amplamente utilizada para avaliar o nível de consciência e resposta neurológica de um paciente após uma lesão cerebral ou trauma. Ela leva em consideração três componentes principais:

1.      Abertura Ocular: Avalia a resposta do paciente à estimulação visual. Os enfermeiros observam se o paciente abre os olhos espontaneamente, em resposta a estímulos verbais ou se não apresenta nenhuma resposta. Cada nível de resposta recebe uma pontuação específica, variando de 1 a 4, sendo 4 indicativo de uma abertura ocular espontânea e 1 indicativo de ausência de resposta.

2.      Resposta Verbal: Analisa a capacidade do paciente de se comunicar e responder verbalmente aos estímulos. A pontuação varia de 1 a 5, refletindo desde a ausência de resposta verbal até respostas coerentes e orientadas.

3.      Resposta Motora: Mede a resposta motora do paciente, avaliando a capacidade de movimento e resposta a estímulos físicos. A pontuação varia de 1 a 6, indicando desde a ausência de movimento até respostas propositais e coordenadas 1.

Portanto, a alternativa correta é a letra e.

 

Pergunta

O ABCDE do trauma ganhou mais uma letra em 2018, o X, atualizando o mnemônico para XABCDE. Este protocolo foi desenvolvido em 1976 pelo cirurgião ortopedista Jim Styner, que sofreu um acidente com sua família e percebeu a fragilidade do atendimento às vítimas de traumas. O protocolo ABCDE do trauma passou a ser usado em várias regiões do mundo a partir de 1978, quando foi ministrado o primeiro curso sobre o tema. A importância do método desenvolvido pelo Dr. Styner foi reconhecido pelas autoridades médicas, pois verificou-se que com o método era possível estabilizar a vítima e deixá-la mais segura para o transporte e outros procedimentos quando necessário. O XABCDE padroniza o atendimento inicial ao politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma. Foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais e é aplicável a todas as vítimas com quadro crítico. Este protocolo tem como principal objetivo diminuir índices de mortalidade e morbidade em vítimas de qualquer tipo de trauma. Considerando o mnemônico XABCDE , analise as afirmações abaixo. I. O X significa exsanguíneo, hemorragia interna e o C circulação, hemorragia externa. II. O A significa abertura das vias aéreas e o E exposição e controle de hipotermia. III. O D significa disfunção neurológica, o C circulação e controle de hemorragias. IV. O B significa ventilação e respiração, o X hemorragias externas graves V. O X significa exsanguíneo arterial e o C corto contuso. Assinale a opção que apresenta todas as afirmações verdadeiras:

a - II, III, IV

b - I, II, V

c - II, IV, V

d - II, III, V

e - I, III, V

 

Resposta:

A alternativa correta é a letra a.

 

Pergunta

As vias aéreas precisam estar pérvias para que a respiração e, consequentemente, a oxigenação seja efetiva. Quando por qualquer motivo as vias aéreas ficam obstruídas pode ocorrer parada respiratória. Esta condição pode levar a vítima a algumas consequências, caso não seja revertida. Escolha abaixo a alternativa que descreve estas consequências. a - A falta de oxigenação pode levar a lesões pulmonar entre 3 a 4 minutos b - A falta de oxigenação nos tecidos pode provocar lesões permanentes na traqueia entre 3 a 5 minutos c - A falta de oxigenação por obstrução das vias aéreas pode causar lesões na laringe d - A ausência de oxigenação por obstrução das vias aéreas pode levar a lesões cerebrais permanentes ou causar a morte do acidentado de 3 a 5 minutos e - Quando a respiração não é eficiente a oxigenação tecidual fica precária e como consequência pode ocorrer lesões cranianas entre 3 a 5 minutos

Resposta:

A obstrução das vias aéreas é uma situação crítica que pode ter sérias consequências para a vítima. Vamos analisar as opções:

·         a: A falta de oxigenação pode levar a lesões pulmonares entre 3 a 4 minutos. Incorreto.

·         b: A falta de oxigenação nos tecidos pode provocar lesões permanentes na traqueia entre 3 a 5 minutos. Incorreto.

·         c: A falta de oxigenação por obstrução das vias aéreas pode causar lesões na laringe. Incorreto.

·         d: A ausência de oxigenação por obstrução das vias aéreas pode levar a lesões cerebrais permanentes ou causar a morte do acidentado de 3 a 5 minutos. Correto. A privação de oxigênio ao cérebro pode resultar em danos irreversíveis ou até mesmo óbito nesse período.

·         e: Quando a respiração não é eficiente, a oxigenação tecidual fica precária e como consequência, podem ocorrer lesões cranianas entre 3 a 5 minutos. Incorreto.

Portanto, a alternativa correta é a letra d. A obstrução das vias aéreas deve ser tratada rapidamente para evitar complicações graves. Se você se deparar com alguém com obstrução das vias aéreas, procure ajuda imediatamente e inicie as manobras de desobstrução conforme necessário 1.

Saiba mais

Pergunta

As obstruções de vias aéreas por corpo estranho podem ser classificadas em tipos diferentes e uma delas é a obstrução leve. Escolha a seguir a alternativa que descreve os sinais de obstrução leve de VA: a - Mantém a capacidade de tossir, não responde, mas respira b - Consegue caminhar, respirar um pouquinho, não consegue tossir c - Mantém a capacidade para tossir, deglutir e caminhar d - Permanece com capacidade de aspirar, falar e tossir e - Mantém capacidade de responder, tossir e respirar preservadas

 

Resposta:

A alternativa correta é a letra e. A obstrução leve das vias aéreas não compromete a capacidade de resposta, tosse e respiração da vítima.

Pergunta

Para alcançar o objetivo de desobstruir as vias aéreas superiores pode-se usar a manobra chamada tapotagem, porém para esta manobra ser realizada é preciso observar alguns critérios. Escolha abaixo a alternativa que descreve todos os critérios: a - É necessário observar se a vítima está sentada b - A vítima deve estar tranquila e não deve estar sufocando c - São critérios: realizar pancadas vigorosas na região dorsal d - Deve ser observada se a vítima está sufocando e - A vítima deve se agitar para a realização da tapotagem

 

Resposta:

A alternativa correta é a letra b. A tapotagem é uma técnica que pode ser útil para mobilizar as secreções e facilitar a sua eliminação em pacientes com problemas respiratórios.

Pergunta

A obstrução de vias aéreas ocorre inesperadamente, podendo acontecer quando a pessoa está sozinha. Esta pessoa pode se socorrer da seguinte maneira: pegar uma cadeira ou outro objeto e encostar o abdômen na borda deste objeto em posição um pouco acima do umbigo e realizar pressões do abdômen contra a borda do objeto forçando o abdômen para dentro e para cima. Nas afirmativas abaixo está descrita a variação de quantidade de pressões a serem realizadas, desta forma, a fim de retirar o corpo estranho escolha qual afirmativa está correta. a - Realizar de 6 a 9 compressões abdominais b - Realizar de 4 a 4 compressões abdominais c - Realizar de 4 a 8 compressões abdominais d - Realizar de 4 a 6 compressões abdominais e - Realizar de 3 a 5 compressões abdominais

 

Resposta:

Para desobstruir as vias aéreas em caso de engasgo, a técnica que você descreveu é conhecida como manobra de Heimlich. Ela é utilizada para ajudar a expelir um corpo estranho que esteja obstruindo a passagem de ar.

A quantidade de compressões abdominais varia de acordo com a situação e a gravidade da obstrução. A resposta correta é a letra d:

·         Realize de 4 a 6 compressões abdominais para tentar deslocar o objeto e permitir que a vítima respire novamente.

Lembre-se de que, em situações de emergência, é importante buscar ajuda profissional o mais rápido possível. Se você se deparar com alguém engasgado, siga as orientações adequadas e, se necessário, chame por socorro imediatamente.

 

Pergunta

A Manobra Heimlich foi descrita pela primeira vez em 1974 pelo cirurgião torácico americano Henry Heimlich. Este é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia das vias aéreas superiores por corpo estranho. As obstruções de vias aéreas superiores podem ser parcial ou total. Na parcial, a vítima mantém a capacidade de responder, tossir e respirar preservadas. Na obstrução total, a vítima consciente ou inconsciente, não consegue respirar, ou apresenta ruídos à respiração ou tosse silenciosa. Na obstrução parcial a manobra de Heimlich não é recomendada. A vítima deve ser orientada a manter-se calma, deve-se incentivar a tosse vigorosa e, se possível, monitorar oxigenação. Na obstrução severa poderá ser aplicada a manobra de Heimlich, na vítima consciente. Para a vítima inconsciente o procedimento deve ser o seguinte: colocar a vítima deitada em decúbito dorsal sobre estrutura rígida e realizar compressões torácicas para retirada do corpo estranho. Esta vítima pode entrar em parada cardiorrespiratória. Se isto ocorrer, faça as manobras de RCP. Baseado na descrição acima escolha a afirmativa que descreve a correta utilização da manobra Heimlich, que é o melhor método pré-hospitalar para desobstrução de vias aéreas superiores por corpo estranho.

a - A manobra de Heimlich pode ser aplicada na obstrução parcial de VAS

b - A manobra de Heimlich deve ser aplicada em vítimas inconscientes

c - A manobra de Heimlich é aplicada em obstrução total de VAS, e em vítimas conscientes

d - A manobra de Heimllich pode ser aplicada em qualquer tipo de obstrução de VAS

e - A manobra de Heimlich pode ser aplicada na vítima deitada

Resposta:

A alternativa correta é a letra c. A manobra de Heimlich é aplicada em casos de obstrução total das vias aéreas superiores, e deve ser realizada em vítimas conscientes. Para vítimas inconscientes, outras medidas devem ser tomadas, como as compressões torácicas para retirada do corpo estranho.

 

Pergunta

Uma parada cardíaca é a interrupção inesperada dos batimentos cardíacos, com consequente ausência de circulação, assim o sangue não chega aos outros órgãos, gerando um risco de morte. Antes da parada cardíaca podem ocorrer alguns sintomas que, quando possível, são importantes a serem observados. Escolha abaixo a afirmativa que descreve corretamente estes sintomas: a - Os sintomas que podem preceder a parada cardíaca são: dor fraca no peito, falta de ar, palpitações, formigamento no braço direito b - Os sintomas que podem preceder a parada cardíaca são: dor forte no peito, respiração ruidosa, formigamentos nos braços c - Os sintomas que podem preceder a parada cardíaca são: dor forte no peito, falta de ar, formigamento no braço esquerdo ou fortes palpitações. d - Os sintomas que podem preceder a parada cardíaca são: dor nas costas e no peito, respiração fraca, palpitações e - Os sintomas que podem preceder a parada cardíaca são: dor no peito à esquerda, com irradiação para o estômago e palpitações

Resposta:

Os principais sintomas que podem preceder uma parada cardíaca são:

·         Dor forte no peito que vai piorando ou que irradia para as costas, braços ou mandíbula.

·         Falta de ar ou dificuldade em respirar.

·         Dificuldade em falar de forma clara.

·         Formigamento no braço esquerdo.

·         Tonturas frequentes e cansaço excessivo.

·         Náuseas e dor no estômago.

·         Suores frios 12.

Esses sintomas podem indicar um maior risco de parada cardíaca, e é importante buscar ajuda médica imediatamente caso eles ocorram. Se a pessoa desmaiar, é crucial avaliar se ela está respirando. Se não estiver, a massagem cardíaca deve ser iniciada até a chegada da equipe médica 1.

Portanto, a alternativa correta é a letra c. Esses sinais podem alertar para a possibilidade de uma parada cardíaca, e agir rapidamente é essencial para a sobrevivência da vítima.

Saiba mais

 

Pergunta

A parada cardiorrespiratória é uma das emergências mais frequentes em APH. Quando a pessoa entra em parada cardiorrespiratória existem alguns sinais que se apresentam na vítima que devem ser observados pelo socorrista. Escolha a alternativa abaixo que descreve corretamente como a vítima se apresenta quando em parada cardiorrespiratória. a - A pessoa está desorientada, descorada sem pulso. pisca aos chamados b - A pessoa é encontrada sonolenta, amarelada, não responde aos chamados c - A pessoa é encontrada desmaiada, pulso fraco, descorada d - A pessoa é encontrada desacordada, sem atender aos chamados, não respira e não tem pulso e - A pessoa é encontrada desnorteada, descorada, sem pulso e respiração

 

Resposta:

A parada cardiorrespiratória é uma emergência grave que requer ação imediata. Os sinais que indicam uma parada cardiorrespiratória incluem:

·         d: A pessoa é encontrada desacordadasem atender aos chamadosnão respira e não tem pulso.

Quando você se deparar com uma vítima nessas condições, é crucial iniciar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) imediatamente e buscar ajuda profissional. A RCP envolve compressões torácicas para manter a circulação sanguínea até que a assistência médica chegue.

Portanto, a alternativa correta é a letra d. Lembre-se de que agir rapidamente pode fazer a diferença na sobrevivência da vítima.

Pergunta

O atendimento em PCR deve seguir uma sequência de intervenções. Esta sequência é a corrente da sobrevivência do atendimento cardiovascular de emergência. Se houver falhas em qualquer um dos elos compromete o resultado como um todo. Escolha a sentença abaixo que descreve corretamente a sequência da corrente de sobrevivência: a - Reconhecimento imediato da PCR, acionamento do serviço de emergência, RCP precoce com ênfase nas compressões torácicas, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida eficaz, cuidados pós PCR não integrados b - Reconhecimento imediato da PCR, acionamento do serviço de emergência, RCP precoce com ênfase nas compressões torácicas, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida eficaz, cuidados pós PCR integrados c - Reconhecimento tardio da PCR, acionamento do serviço de emergência, RCP precoce com ênfase nas compressões torácicas, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida eficaz, cuidados pós PCR integrados d - Reconhecimento imediato da PCR, acionamento do serviço de emergência, RCP precoce sem ênfase nas compressões torácicas, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida eficaz, cuidados pós PCR integrados e - Reconhecimento imediato da PCR, não acionamento do serviço de emergência, RCP precoce com ênfase nas compressões torácicas, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida eficaz, cuidados pós PCR integrados

Resposta:

A sequência correta da corrente de sobrevivência no atendimento à PCR é descrita na alternativa b. Ela indica a seguinte sequência:

1.      Reconhecimento imediato da PCR.

2.      Acionamento do serviço de emergência (SAMU 192 ou Resgate 193).

3.      RCP precoce com ênfase nas compressões torácicas.

4.      Rápida desfibrilação (utilizando um desfibrilador elétrico automático - DEA).

5.      Suporte avançado de vida eficaz (realizado pela equipe de emergência presente).

6.      Cuidados pós PCR integrados (encaminhamento para unidade de referência, avaliação e tratamento adequado) 12.

Essa sequência visa facilitar o atendimento e prosseguimento à vítima de parada cardiorrespiratória, permitindo salvar vidas. Lembre-se de que cada elo da corrente é essencial para o sucesso do atendimento.

 

Pergunta

No atendimento de primeiros socorros, na aproximação, devemos observar sinais que indicarão uma PCR. Para iniciarmos o processo de reanimação, do qual dependerá a reabilitação da vítima, observe o seguinte: Imobilidade, palidez. Nível de consciência. Os dois primeiros são perceptíveis, agora como o socorrista pode observar o nível de consciência da vítima? Escolha a alternativa que traduz corretamente a resposta a esta pergunta. a - O socorrista deve observar o nível de consciência da vítima verificando pulso radial b - O socorrista deve observar o nível de consciência da vítima observando os movimentos respiratórios c - O socorrista deve observar o nível de consciência da vítima observando a coloração da pele d - O socorrista deve observar o nível de consciência da vítima observando se a vítima consegue enxergar e - O socorrista deve observar o nível de consciência da vítima observando respostas a estímulos verbais: você está bem?

 

Resposta:

O nível de consciência da vítima pode ser avaliado observando suas respostas a estímulos verbais. O socorrista deve fazer perguntas simples, como “você está bem?”, e aguardar uma resposta. Essa avaliação ajuda a determinar o estado de alerta e consciência da vítima.

Portanto, a alternativa correta é a letra e. Observar as respostas verbais da vítima é fundamental para avaliar seu nível de consciência durante uma situação de emergência.

 

Pergunta

Para realização da RCP, tanto o socorrista quanto a vítima devem ter posicionamento específico. Em uma das afirmativas abaixo está descrito o posicionamento da vítima e do socorrista. Escolha abaixo a afirmativa correta. a - A vítima deve estar em decúbito lateral e o socorrista deve estar ajoelhado ao lado da vítima b - A vítima deve estar em decúbito ventral, e o socorrista ajoelhado à frente da vítima c - A vítima deve estar em decúbito dorsal, e o socorrista ajoelhado ao lado da vítima. Mantê-lo d - A vítima de estar em decúbito dorsal e o socorrista junto aos pés da vítima e - A vítima deve ser mantida em decúbito lateral direito e o socorrista deve ajoelhar-se à esquerda da vítima

Resposta:

posição correta para a realização da RCP (ressuscitação cardiopulmonar) é a seguinte:

·         A vítima deve estar em decúbito dorsal (deitada de costas) e o socorrista deve ajoelhar-se ao lado da vítima.

Portanto, a alternativa correta é a letra c. Essa posição permite que o socorrista aplique as compressões torácicas de maneira eficaz e mantenha a vítima em uma posição adequada para o procedimento de RCP.

 

Pergunta

Parada respiratória é a supressão súbita dos movimentos respiratórios, podendo ser acompanhada ou não de parada cardíaca. Diagnóstico - observa-se a ausência de movimentos respiratórios, de cianose (cor arroxeada em lábios a ponta do nariz e ponta dos dedos), midríase (aumento ou dilatação da pupila), e perda de consciência. Tratamento imediato - inicia-se respiração boca a boca, fechando as narinas com os dedos polegar e indicador da mão esquerda e deprimindo a mandíbula com a mão direita. Remove-se as secreções da faringe com gaze e retira-se a prótese dentária. Põem-se a cabeça da vítima em hiperextensão (se não houver lesão cervical) se houver lesão cervical usar a tração da mandíbula, faz-se uma inspiração profunda, abre-se a boca amplamente colocando sobre a boca da vítima soprando dentro dela. Observar se ocorre a elevação da caixa torácica, retirar sua boca da boca da vítima e deixar ocorrer passivamente a expiração. repita o processo em adultos de 12 a 14 vezes por minuto. Fonte: Hospital Militar da Área de São Paulo. Disponível em: < http://www.hmasp.eb.mil.br> O evento da parada respiratória precisa ser revertido o mais breve possível, pois pode haver sequelas graves por hipóxia (ausência de oxigenação cerebral). Escolha a alternativa que descreve a sequela que pode ocorrer por hipóxia. a - A hipóxia cerebral pode causar lesões cerebrais irreversíveis b - A hipóxia cerebral pode causar hemorragia extra cerebral c - A hipóxia cerebral pode causar hidrocefalia (água no cérebro) d - A hipóxia cerebral pode causar Tumor cerebral e - A hipóxia cerebral pode causar encefalite (inflamação no cérebro)

Resposta:

hipóxia cerebral ocorre quando há insuficiência no fornecimento de oxigênio para o cérebro. Essa condição pode ter consequências graves para o funcionamento cerebral. As principais características clínicas da hipóxia cerebral incluem perda temporária de memória, dificuldade de concentração, cegueira parcial (temporária ou permanente) e incapacidade mental. Em casos mais severos, podem ocorrer convulsões, coma e morte cerebral 12.

Portanto, a alternativa correta é a letra a: A hipóxia cerebral pode causar lesões cerebrais irreversíveis.

 

Pergunta

Na PCR, devemos chamar ajuda, acionar o sistema de emergência, pedir o DEA, instalar os eletrodos para monitorar a criança e, seguir a sequência CABDE. Escolha abaixo a alternativa que descreve o significado das 3 primeiras letras do mnemônico na sequência correta. a - C= choque, A= abertura, B= boa reanimação b - C= coração, A= aéreas , B= boa movimentação c - C= circulação, A= vias aéreas, B= boa respiração d - C= círculo, A= vias elétricas, B= boa respiração e - C= coagulação, A= vias arteriais, B= boa reposição

 

Resposta:

A sequência CABDE é utilizada no atendimento à PCR (parada cardiorrespiratória). Vamos analisar o significado das três primeiras letras:

·         C: Refere-se à circulação. É a primeira prioridade na RCP. Inclui as compressões torácicas para manter o fluxo sanguíneo.

·         A: Representa as vias aéreas. Envolve a abertura das vias aéreas e a verificação da respiração.

·         B: Significa boa respiraçãoInclui a ventilação de resgate (ventilações boca a boca ou uso de dispositivo de ventilação) 1.

Portanto, a alternativa correta é a letra c. Essa sequência é fundamental para o atendimento eficaz em casos de PCR

 

 

Pergunta

Na avaliação ABCDE, há avaliação da circulação, compressões torácicas de alta qualidade, comprimir forte (no mínimo 1/3 do diâmetro anteroposterior do tórax) e rápida frequência de 100 a 120 compressões/min. Se houver mais de um socorrista trocar compressor a cada 2 minutos ou antes dele fadigar. Em pediatria, qual a proporção de compressões para ventilação para 2 socorristas? Escolha a alternativa correta abaixo. a - A proporção para dois socorristas é de 15 compressões para 2 ventilações b - A proporção para dois socorristas é de 10 compressões para 2 ventilações c - A proporção para dois socorristas é de 20 compressões para 2 ventilações d - A proporção para dois socorristas é de 15 compressões para 1 ventilações e - A proporção para dois socorristas é de 15 compressões para 3 ventilações

Resposta:

A alternativa correta é a a - A proporção para dois socorristas é de 15 compressões para 2 ventilações12Essa proporção é recomendada para a reanimação cardiopulmonar (RCP) em pediatria quando há mais de um socorrista realizando a RCP2.

 

Pergunta

Na avaliação neurológica, é necessário realizar avaliação pupilar. Escolha abaixo a alternativa que está correta em relação de como as pupilas devem estar para que a avaliação seja negativa para déficit neurológico. a - As pupilas devem estar mióticas e fotorreagentes b - As pupilas devem estar midriáticas e fotorreagentes c - As pupilas devem estar isocóricas e fotorreagentes d - As pupilas devem estar isocóricas e não fotorreagentes e - As pupilas devem estar anisocóricas e fotorreagentes

Resposta:

A alternativa correta é a c - As pupilas devem estar isocóricas e fotorreagentes1Na avaliação neurológica, as pupilas devem estar isocóricas (mesmo tamanho) e fotorreagentes (responder à luz) para que a avaliação seja negativa para déficit neurológico1Isso indica que não há anormalidades na função pupilar relacionadas a alterações neurológicas1.

Saiba mais

1blob:https://www.bing.com/33ba3fba-aa85-44be-9c9c-1f5d7936f9cdbrainly.com.br2blob:https://www.bing.com/33ba3fba-aa85-44be-9c9c-1f5d7936f9cdbrainly.com.br3blob:https://www.bing.com/fd24217d-263d-4d84-abf9-8457cb61d05cbing.com

Pergunta

A PCR é definida como cessação súbita da circulação sistêmica e da respiração. O socorrista deve realizar avaliações para poder identificar se há uma PCR. Um modo é avaliar a responsividade. Como realizar esta avaliação em bebê? Escolha a alternativa correta. a - O socorrista toca nos ombros do bebê e observa a reação b - O socorrista toca no nariz do bebê e observa a reação c - O socorrista toca na planta de um dos pés do bebê e observa a reação d - O socorrista toca na palma de uma das mãos do bebê e observa a reação e - O socorrista toca no braço do bebê e observa a reação

Resposta:

A alternativa correta é a c - O socorrista toca na planta de um dos pés do bebê e observa a reação1Para checar a responsividade em lactentes durante uma parada cardiorrespiratória (PCR), o socorrista deve dar suaves batidas nas plantas dos pés do bebê e observar a reação1.

 

Pergunta

05 No protocolo de SBV ao atender uma vítima onde foi realizada as devidas avaliações e constatada uma PCR, devemos iniciar o mais breve possível as manobras de reanimação cardiopulmonar. A vítima deve ser colocada em uma superfície rígida para realizar as compressões torácicas. Escolha abaixo a alternativa que está correta em relação às compressões torácicas em bebês. a - O socorrista deve usar o dedo indicador colocado entre os mamilos e realizar as compressões b - O socorrista deve usar os dedos indicador e médio colocando entre os mamilos e realizar as compressões c - O socorrista deve usar a porção hipotenar de uma das mãos colocando entre os mamilos e realizar as compressões d - O socorrista deve usar os dedos indicador e polegar colocando entre os mamilos e realizar as compressões e - O socorrista deve usar os dedos anelar e médio colocando entre os mamilos e realizar as compressões

Resposta:

A alternativa correta é a b - O socorrista deve usar os dedos indicador e médio colocando entre os mamilos e realizar as compressões12Para realizar uma reanimação cardiopulmonar (RCP) de qualidade em bebês, o socorrista deve usar os dedos indicador e médio, colocando-os entre os mamilos do bebê para realizar as compressões12As compressões devem ser rápidas, com uma frequência de 100 a 120 compressões por minuto, e fortes, com no mínimo 1/3 do diâmetro ântero-posterior do tórax (cerca de 4cm em bebês)3Além disso, é importante permitir o retorno total do tórax, minimizar as interrupções e evitar ventilação excessiva3.

 

Pergunta

06 A parada cardiorrespiratória em crianças, em geral, está ligada a um quadro de insuficiência respiratória, choque ou ambos. O quadro leva a alterações metabólicas importantes, bradicardia, hipotensão e como consequência a PCR. Se o atendimento inicial for rápido e efetivo há a tendência de minimizar sequelas e comprometimentos futuros. A assistência de alta qualidade é imprescindível para manutenção da circulação, mantendo os órgãos vitais em atividade, possibilitando as chances de sobrevida da vítima. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria tem um programa de reanimação pediátrica e já capacitou mais de 10.000 pediatras pelo país em SBV e SAV. Porém, todos conhecemos as deficiências ainda existentes neste tipo de atendimento, principalmente na questão de treinamento para leigos, o que poderia ajudar muito a minimizar as sequelas, pois com leigos o atendimento poderia ser precoce até a chegada do serviço especializado. Baseado neste contexto, escolha abaixo a alternativa que descreva corretamente o tipo de compressões torácicas em relação a profundidade respectivamente em crianças e bebês, procedimento que se de alta qualidade favorecendo as chances de sobrevida. a - Em crianças a profundidade deve ser de 5cm e para os bebês deve ser de 4cm b - Em crianças a profundidade deve ser de 4cm e para os bebês deve ser de 3 cm c - Em crianças a profundidade deve ser de 6cm e para os bebês deve ser de 4cm d - Em crianças a profundidade deve ser de 5cm e para os bebês deve ser de 3 cm e - Em crianças a profundidade deve ser de 5cm e para os bebês deve ser de 2cm

Resposta:

A alternativa correta é a a - Em crianças a profundidade deve ser de 5cm e para os bebês deve ser de 4cm12Durante as compressões torácicas em lactentes e crianças (abaixo da idade da puberdade ou < 55 kg), a profundidade de compressão do tórax é um terço do diâmetro anteroposterior1Isso corresponde a cerca de 5cm em crianças e 4cm em bebês2As compressões devem ser de alta qualidade para manter a circulação e aumentar as chances de sobrevida1.

01 São relativamente poucos os recém-nascidos que necessitam de reanimação ao nascer. Os que necessitam de algum apoio, necessitam respectivamente de: a - O RN precisa, ao nascer, de apoio para manter tônus flexível b - Ao nascer o RN precisa de apoio para manter a circulação c - Quando o RN precisa de apoio ao nascer é de insuflação pulmonar d - O RN, ao nascer, precisa de compressões intercaladas e - Quando o RN nasce precisa de apoio para manter a coloraç

Resposta:

A necessidade de reanimação neonatal depende de vários fatores, incluindo a saúde da mãe, a gestação e o parto. Aqui estão algumas possíveis necessidades de um recém-nascido (RN) ao nascer:

a - Tônus flexível: Alguns recém-nascidos podem precisar de apoio para manter um tônus flexível. Isso pode envolver fisioterapia ou outras intervenções.

b - Circulação: Ao nascer, o sistema circulatório do recém-nascido se ajusta à vida fora do útero. Alguns recém-nascidos podem precisar de apoio para estabilizar a circulação.

c - Insuflação pulmonar: Se um recém-nascido tem dificuldade para respirar, ele pode precisar de insuflação pulmonar para ajudar a abrir os pulmões e facilitar a respiração.

d - Compressões intercaladas: Em casos raros, se o coração do recém-nascido não está batendo efetivamente, ele pode precisar de compressões cardíacas intercaladas.

e - Coloração: A coloração da pele de um recém-nascido pode indicar sua saúde. Se um recém-nascido está azulado ou pálido, ele pode precisar de oxigênio ou outras intervenções para melhorar a circulação e a oxigenação.

Lembre-se, cada recém-nascido é único e as necessidades específicas de reanimação podem variar. É importante que os profissionais de saúde avaliem cada recém-nascido individualmente para determinar quais intervenções são necessárias.

Resposta:

A  resposta correta é a letra c: “Quando o RN precisa de apoio ao nascer é de insuflação pulmonar”. Obrigado por me informar! Se tiver mais perguntas ou precisar de mais assistência, fique à vontade para perguntar.

Você

02 Os RNs ao nascer, mesmo quando saudáveis, apresentam-se cianosados. Porém, basta uma respiração eficaz e a cor rosada começa a aparecer. Alguns apresentam cianose periférica, porém a avaliação da coloração não serve de parâmetro para diagnosticar hipoxemia. Uma das alternativas abaixo descreve como monitorar hipóxia no RN. Escolha a correta.

a - Deve-se manter o RN com monitor cardíaco

b - Deve-se manter o RN com oxímetro de pulso

c - Deve-se manter o RN com PA não invasivo

d - Deve-se manter o RN com máscara de inalação

e - Deve-se manter o RN com respirador artificial

Resposta:

A melhor maneira de monitorar a hipóxia em um recém-nascido é através do uso de um oxímetro de pulso. Este dispositivo mede a saturação de oxigênio no sangue, o que pode indicar se o recém-nascido está recebendo oxigênio suficiente. Portanto, a resposta correta para sua pergunta é a letra b. Se tiver mais perguntas ou precisar de mais assistência, fique à vontade para perguntar.

Pergunta

O protocolo de avaliação na assistência em SBV para RN/ lactentes é muito parecido com o protocolo de assistência SBV para crianças, tendo algumas pequenas diferenças. Escolha a afirmativa abaixo que descreva uma destas diferenças corretamente. a - Na avaliação de responsividade em crianças devemos tocar nos ombros e no RN / lactente devemos tocar no braço b - Na avaliação de responsividade em crianças devemos tocar nos ombros e no RN/ lactente devemos tocar no cotovelo c - Na avaliação de responsividade em crianças devemos tocar nos ombros e no RN/ lactente devemos tocar na planta dos pés d - Na avaliação de responsividade em crianças devemos tocar nos braços e no RN/ lactente devemos tocar na planta dos pés e - Na avaliação de responsividade em crianças devemos tocar nos ombros e no RN/ lactente devemos tocar no nariz

Resposta:

Na avaliação de responsividade, tanto em crianças quanto em recém-nascidos/lactentes, o objetivo é verificar se eles respondem a estímulos táteis. Em crianças, geralmente tocamos nos ombros para verificar a responsividade. No entanto, em recém-nascidos/lactentes, o protocolo é um pouco diferente. Nesse caso, devemos tocar na planta dos pés para verificar a responsividade. Portanto, a resposta correta para sua pergunta é a letra c. Se tiver mais perguntas ou precisar de mais assistência, fique à vontade para perguntar.

Pergunta

04 Os RNs/lactentes, tem alguns riscos para apresentarem PCR. Dentro das avaliações a serem realizadas, escolha abaixo a afirmativa que se refere a um risco real para PCR em RNs/lactentes. a - Se apresentar choro forte b - Se a frequência cardíaca estiver =/< que 60bpm c - Se estiver com coloração rosada d - Se estiver com respiração eficaz e - Se a temperatura estiver 36°C

Resposta:

Um risco real para parada cardiorrespiratória (PCR) em recém-nascidos/lactentes é se a frequência cardíaca estiver igual ou menor que 60 batimentos por minuto. Isso pode indicar um problema sério, pois a frequência cardíaca normal para recém-nascidos/lactentes é tipicamente muito mais alta. Portanto, a resposta correta para sua pergunta é a letra b. Se tiver mais perguntas ou precisar de mais assistência, fique à vontade para perguntar.

Pergunta

O recém-nascido (RN) deve ser mantido seco e aquecido. Se nascer em ambiente extra hospitalar, devem providenciar panos secos, limpos e também aquecê-lo. E, se dá sequência a uma série de avaliações, dentre elas a Frequência respiratória que tem alguns aspectos a serem avaliados. Escolha a alternativa que descreve estes aspectos. a - Deve-se observar frequência, profundidade e simetria da frequência respiratória b - Deve-se observar se a frequência respiratória está ruidosa c - Deve-se observar profundidade e assimetria da frequência respiratória d - Deve-se observar a sequência e a simetria da Frequência respiratória e - Deve-se observar a ausência e a simetria da Frequência respiratória

Resposta:

A resposta correta é a letra a.

Na avaliação da frequência respiratória de um recém-nascido, deve-se observar a frequência, a profundidade e a simetria da respiração. A frequência respiratória refere-se ao número de respirações por minuto. A profundidade da respiração se refere a quão profundas são as respirações. E a simetria se refere a se ambos os lados do tórax do recém-nascido estão se movendo igualmente durante a respiração. Esses três aspectos juntos podem ajudar a avaliar a saúde respiratória do recém-nascido. Se tiver mais perguntas ou precisar de mais assistência, fique à vontade para perguntar.

Pergunta

Leia o Trecho a seguir: “A síndrome de aspiração de mecônio é quando ocorre dificuldade em respirar (angústia respiratória), podendo ser um fator de risco para PCR em RNs que aspirou a matéria fecal estéril verde-escura, denominada mecônio, para dentro dos pulmões antes ou perto da ocasião do parto. Embora o feto não coma, seu intestino contém uma substância denominada mecônio. Às vezes, o feto elimina mecônio no líquido amniótico antes do nascimento, seja normalmente ou em resposta a uma situação estressante como a falta de oxigênio. O estresse também pode fazer com que o feto afogue reflexivamente, o que faz com que ele aspire o líquido que contém mecônio para dentro dos pulmões. Recém-nascidos afetados apresentam pele ou lábios azulados, respiração rápida e difícil. Neste caso, a equipe de neonatologia deve identificar o quadro com precisão, para diminuir a mortalidade e sequelas, devendo avaliar os riscos verificando três parâmetros, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Fonte: Síndrome de Aspiração de Mecônio - Problemas de saúde infantil. Disponível em: https://www.msdmanuals.com. Baseado no contexto acima escolha abaixo as alternativas verdadeiras. I. A equipe de neonatologia deve ter atenção em três parâmetros: gestação é de termo; se há choro e respiração presente; se há tônus muscular em flexão. II. O feto elimina mecônio no líquido amniótico antes do nascimento, seja normalmente ou em resposta a uma situação estressante como a falta de oxigênio. III. O estresse também pode fazer com que o feto afogue reflexivamente, o que faz com que ele aspire o líquido que contém mecônio para dentro dos pulmões. IV. A equipe neonatal não deve ter preocupação em saber se a gestação é de termo, se ao nascer o RN teve choro forte, tônus muscular flexível, nem se apresentou falta de ar. V. A Aspiração de Mecônio não é uma situação de risco de PCR para o RN, portanto, é só realizar a aspiração das vias aéreas, manter o RN aquecido após o nascimento. Escolha abaixo a sequência de alternativas verdadeiras. a - I, II, III b - I, II, IV c - II, III, V d - IV, V e - II, IV

Resposta:

A resposta correta é a letra a.

As afirmações I, II e III estão corretas:

I. A equipe de neonatologia deve prestar atenção em três parâmetros: se a gestação é de termo; se há choro e respiração presente; e se há tônus muscular em flexão.

II. O feto pode eliminar mecônio no líquido amniótico antes do nascimento, seja normalmente ou em resposta a uma situação estressante como a falta de oxigênio.

III. O estresse também pode fazer com que o feto aspire reflexivamente, o que faz com que ele aspire o líquido que contém mecônio para dentro dos pulmões.

As afirmações IV e V estão incorretas. A equipe neonatal deve estar preocupada em saber se a gestação é de termo, se ao nascer o RN teve choro forte, tônus muscular flexível, e se apresentou falta de ar (IV). Além disso, a aspiração de mecônio é uma situação de risco de PCR para o RN, portanto, não é apenas uma questão de realizar a aspiração das vias aéreas e manter o RN aquecido após o nascimento (V).

 

O engasgo ocorre quando há um corpo estranho na traqueia (líquido ou sólido), que impede parcial ou totalmente a passagem do ar respirado. Os sinais de engasgo parcial são? a - No engasgo parcial os sinais são: ausência de respiração e tosse b - No engasgo parcial os sinais são: tosse, choro, dificuldade leve para respirar c - No engasgo parcial os sinais são: choro, não consegue tossir d - No engasgo parcial os sinais são: respiração rápida, não emite sons e - No engasgo parcial os sinais são: respiração ruidosa, sem tosse ou choro

Resposta:

Os sinais de engasgo parcial incluem:

Portanto, a opção que mais se aproxima é a b - No engasgo parcial os sinais são: tosse, choro, dificuldade leve para respirarNo entanto, é importante notar que o choro não é um sinal típico de engasgo parcial1.

 

Pergunta

O engasgo ocorre quando há um corpo estranho na traqueia (líquido, ou sólido), que impede parcial ou totalmente a passagem do ar respirado. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianças de ____ anos, são as mais vulneráveis a esse tipo de ocorrência. Escolha abaixo a alternativa que descreve as idades que deveriam estar na linha pontilhada.

a - Crianças de 0 a 2 anos

b - Crianças de 1 a 3 anos

c - Crianças de 2 a 4 anos

d - Crianças de 1 a 2 anos

e - Crianças de 3 a 5 anos

Resposta:

A resposta correta é:

b - Crianças de 1 a 3 anos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, bebês e crianças de 1 a 3 anos são as mais vulneráveis ao engasgo1. Isso se deve à curiosidade natural das crianças nesta faixa etária de explorar o mundo ao seu redor, muitas vezes levando objetos à boca. Além disso, elas ainda não possuem controle total da mastigação e deglutição de alimentos1.

 

Pergunta

Os neonatos têm maior risco de engasgar-se com líquidos, inclusive com o leite materno. Há medidas a serem tomadas para diminuir este risco na amamentação. Escolha abaixo a alternativa que descreve corretamente estas medidas. a - Após a amamentação coloque o neonato em posição horizontal por 20 minutos b - Após a amamentação coloque o neonato em posição lateral esquerda por 15 minutos c - Após a amamentação coloque o neonato em posição vertical por 30 minutos d - Após a amamentação coloque o neonato em posição lateral direita por 60 minutos e - Após a amamentação coloque o neonato sentado por 30 minutos

Resposta:

A resposta correta é:

c - Após a amamentação coloque o neonato em posição vertical por 30 minutos

Após a amamentação, é importante deixar o bebê em pé, no colo, por pelo menos 20 minutos antes de deitá-lo1. Isso ajuda a prevenir o refluxo e o risco de engasgo. No entanto, a alternativa que mais se aproxima é a opção C, que sugere manter o neonato em posição vertical por 30 minutos após a amamentação. É importante lembrar que cada bebê é único e pode precisar de cuidados específicos. Portanto, sempre consulte um profissional de saúde para obter conselhos personalizados.

Saiba mais

1blob:https://www.bing.com/8ffa29af-888b-4e97-92ed-41a007aff686saude.es.gov.br2blob:https://www.bing.com/441b5741-c53d-4496-9011-3af0eed1fe06revistacrescer.globo.com3blob:https://www.bing.com/30fbc12e-43e8-45e6-b828-faeef5f8a4a4mesm.uncisal.edu.br

Pergunta

04 As crianças menores estão em fase curiosa de descobertas, visto que tudo é novidade, querem experimentar tudo o que acham pela frente. Por isto tem algumas recomendações a serem seguidas quanto à roupa e brinquedos, como medidas preventivas para evitar o engasgo. Escolha a alternativa correta que descreve estas medidas.

a - Os brinquedos devem ter peças pequenas, ser adequados para faixa etária, as roupas com botões fáceis de soltar

b - Os brinquedos devem ser adequados para todas as faixas etárias e as roupas devem ter pingentes

c - Os brinquedos podem ser dos irmãos mais velhos, e as roupas com botões e broches

d - Os brinquedos devem ser adequados para a faixa etária da criança, evitar os que tenham peças pequenas que soltem, evitar roupas com pingentes, broches e botões que possam ser arrancados

e - Os brinquedos devem ser inadequados à faixa etária e as roupas sem botões ou pingentes, broches que possam ser retirados

Resposta:

A resposta correta é:

d - Os brinquedos devem ser adequados para a faixa etária da criança, evitar os que tenham peças pequenas que soltem, evitar roupas com pingentes, broches e botões que possam ser arrancados

As principais medidas de prevenção para a ocorrência de engasgo são123:

  • Supervisionar sempre a alimentação das crianças pequenas.
  • Cortar os alimentos em pedaços bem pequenos e ensinar as crianças a mastigá-los.
  • Não alimentar as crianças enquanto correm, andam, brincam ou estejam deitadas.
  • Não comprar brinquedos com partes pequenas e manter objetos pequenos fora do alcance das crianças.
  • Garantir a hora da refeição seja um momento tranquilo.
  • Atentar para a posição correta da criança no momento da refeição.
  • Não deixar crianças pequenas brincando sem supervisão.
  • Respeitar as idades recomendada dos brinquedos.
  • Evitar roupas com pingentes, broches e botões que possam ser arrancados.

Pergunta

05 A manobra de desengasgo Heimlich pode ser aplicada em crianças maiores de um ano. Para as crianças menores, qual o posicionamento correto do socorrista? Escolha a alternativa correta.

a - O socorrista deve sentar-se atrás da criança para aplicar a manobra

b - O socorrista deve agachar-se atrás da criança para aplicar a manobra

c - O socorrista deve ajoelhar-se na frente da criança para aplicar a manobra

d - O socorrista deve ajoelhar-se ao lado da criança para aplicar a manobra

e - O socorrista deve ajoelhar-se atrás da criança para aplicar a manobra

Resposta:

A resposta correta é:

A resposta correta é:

e - O socorrista deve ajoelhar-se atrás da criança para aplicar a manobra

Essa posição permite que o socorrista tenha uma visão clara das vias aéreas da criança e possa realizar as manobras de desengasgo de forma eficaz. Obrigado por me informar! 😊

Você

06 As crianças pequenas têm o hábito de colocar objetos na boca. É assim que conseguem explorar o mundo. Quando a criança engole algo grande o suficiente para bloquear suas vias aéreas, ocorre o engasgo, ficando difícil ou impossível respirar. Para entender isso, é preciso saber que as vias aéreas de crianças são muito estreitas, por isto, mesmo os objetos por menor que sejam, podem obstruir as vias aéreas se tornando riscos para as crianças. Os sinais de engasgo são tosse, respiração ruidosa, lábios ou pele azuladas; esforço para respirar podendo chegar à perda de consciência, pode não emitir som, sem conseguir tossir ou chorar. Este quadro de engasgo pode se tornar muito grave se o socorro não for rápido e eficiente. A vítima pode chegar a perder a consciência, por isto o socorrista deve iniciar as manobras assim que identificar a ocorrência, inicie a intervenção, mas peça ajuda. Baseado na descrição acima e no material descrito anteriormente sobre o tema defina, qual afirmativa abaixo traduz a correta manobra a ser usada para socorrer crianças a partir de um ano de idade.

A - Manobra de Heimlich é uma manobra eficaz para ser aplicada

b - A manobra de colocar a criança sobre o antebraço é a correta a ser aplicada

c - A manobra de levantar os braços da criança é a que surte efeito mais rápido neste quadro

d - A manobra de deitar a criança lateralmente à esquerda, é a que surte efeito duradouro

e - Manobra de se colocar na frente da criança e abraçá-la levantando-a de encontro a seu tórax

Resposta:

A resposta correta é:

A - Manobra de Heimlich é uma manobra eficaz para ser aplicada

A Manobra de Heimlich é um método muito utilizado em crianças a partir de um ano de idade e adultos para desengasgar1234Esse procedimento leva a criança a ter uma tosse artificial, a qual expele o objeto ou o sólido, desobstruindo a traquéia3Em crianças maiores de um ano, o socorrista deve se posicionar atrás da vítima e passar os braços ao redor do seu abdome, fechar uma mão sobre a outra na região conhecida popularmente como “boca do estômago” e realizar compressões para dentro e para cima, até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido4.

Pergunta

01 A American Heart Association revisou as diretrizes de SBV e SAV. Uma delas trata da desfibrilação, procedimento comumente utilizado na assistência em RCP. Escolha abaixo a alternativa que descreve esta recomendação. a - A recomendação do uso rotineiro de dupla desfibrilação subsequente não é recomendado b - A nova diretriz recomenda o uso rotineiro de 2 desfibriladores subsequentes normalmente c - A observação sobre desfibrilação na nova diretriz não recomenda desfibrilação d - Novas recomendações sobre desfibrilação recomendam até 3 desfibrilação alternadas e - Com a nova diretriz podemos usar desfibrilação sem restrições

Resposta:

A resposta correta é:

a - A recomendação do uso rotineiro de dupla desfibrilação subsequente não é recomendado

As Diretrizes da American Heart Association (AHA) para RCP e ACE 2020 enfatizam a importância de fornecer compressões torácicas de alta qualidade, iniciar a desfibrilação precoce e integrar outros elementos essenciais da RCP, como a administração adequada de medicamentos, para melhorar as chances de sobrevivência em casos de parada cardíaca1No entanto, o uso rotineiro de dupla desfibrilação subsequente não é recomendado2.

Pergunta

American Heart Association adicionou um novo elo na cadeia de sobrevivência tanto para PCR INtra-Hospitalar quanto para a PCR Extra-Hospitalar. Escolha abaixo a alternativa que descreve o significado do sexto elo na PCR Extra-Hospitalar. a - O sexto elo significa Reparação b - O sexto elo significa Reinserção c - O sexto elo significa Reabilitado d - O sexto elo significa Recuperação e - O sexto elo significa Relacionado

Resposta:

A resposta correta é:

d - O sexto elo significa Recuperação

A American Heart Association adicionou um sexto elo na cadeia de sobrevivência do atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR), tanto em ambiente pré-hospitalar quanto intra-hospitalar1O novo elo é o de Recuperação, com a finalidade de pontuar a necessidade de cuidado intensivo e monitoramento constante dos parâmetros ventilatórios, circulatórios e neurológicos no pós-PCR1Além disso, o processo de recuperação pós-PCR continua por muito tempo após a hospitalização e o atendimento inicial1Dessa forma, a AHA recomenda que os sobreviventes de PCR tenham avaliação de reabilitação multimodal e tratamento para prejuízos físicos, cognitivos e psicossociais (ansiedade, depressão, transtorno pós-traumático)1Estes pontos também se estendem para os cuidadores dos sobreviventes, de forma a garantir bem-estar físico, cognitivo e emocional e o retorno ao funcionamento social e profissional1.

 

Pergunta

03 Quanto a via de acesso para administração de medicamentos qual foi a nova recomendação da American Heart Association como via preferencial para tal procedimento? Escolha a alternativa que descreve corretamente a via de preferência atual. a - A via de preferência atual é a IM intramuscular b - A via de preferência atual é a IO intra óssea c - A via de preferência atual é a IV intravenosa d - A via de preferência atual é a I I intratecal e - A via de preferência atual é a VO via oral

Resposta:

A resposta correta é:

c - A via de preferência atual é a IV intravenosa

De acordo com as Diretrizes da American Heart Association (AHA) para RCP e ACE 2020, o acesso intravenoso (IV) é a via preferida de administração de medicação durante a ressuscitação no suporte avançado de vida12Acesso intraósseo (IO) é aceitável se o acesso IV não estiver disponível12.

Pergunta

04 Entre as novas medidas no cenário do APH, não podemos nos furtar em mencionar a Pandemia e sua influência na criação de protocolos específicos para o atendimento de pessoas suspeitas ou com diagnóstico confirmado de COVID 19. Escolha abaixo qual a orientação correta quanto a ventilação boca a boca e o uso de máscara de bolso. a - A ventilação boca a boca e uso de máscara de bolso está permitido b - A ventilação boca a boca e uso de máscara de bolso não está proibido c - A ventilação boca a boca e uso de máscara de bolso está revisto d - A ventilação boca a boca e uso de máscara de bolso estão proibidos e - A ventilação boca a boca e uso de máscara de bolso estão previstos

Resposta:

A resposta correta é:

d - A ventilação boca a boca e uso de máscara de bolso estão proibidos

Durante a pandemia de COVID-19, a Anvisa atualizou as recomendações para o uso de máscaras em serviços de saúde1A orientação para a utilização de proteção facial agora se concentra em algumas situações e perfis específicos de pessoas, deixando de ser de uso universal1As máscaras continuam sendo recomendadas para pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid-19 e seus acompanhantes, bem como para pacientes que tiveram contato próximo com um caso confirmado durante o período de transmissibilidade da doença (últimos 10 dias)1. Portanto, a ventilação boca a boca e o uso de máscara de bolso estão proibidos para evitar a propagação do vírus.

Pergunta

05 O médico regulador ao atender um chamado para uma PCR, nos dias atuais de pandemia, precisa de informações sobre a vítima para saber a possibilidade dela ser ou não suspeita com sintomas de COVID 19. Quando as informações são imprecisas o médico deve optar por: a - O médico deve considerar que a vítima não é suspeita de COVID 19 b - O médico deve considerar que a vítima pode ser atendida sem precaução para COVID c - O médico pode considerar a vítima como livre do COVID 19 d - O médico deve considerar a vítima um paciente comum e - O médico deve considerar a vítima como suspeito de COVID 19

Resposta:

A resposta correta é:

e - O médico deve considerar a vítima como suspeito de COVID 19

Em situações de pandemia de COVID-19, quando as informações sobre o estado de saúde de uma vítima são imprecisas, o médico regulador deve considerar a vítima como suspeita de COVID-191. Isso é feito para garantir a segurança tanto do paciente quanto da equipe de atendimento médico. É importante lembrar que todas as precauções necessárias devem ser tomadas ao tratar pacientes suspeitos de COVID-19, incluindo o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs)1.

Você

06 A pandemia nos colocou em cheque. Tivemos que olhar para coisas que não estávamos acostumados. Tantas vidas se perderam, tantos erros cometidos por desconhecimento, tanto descaso com uma situação gravíssima, tantas famílias sem seus chefes, tanto desemprego. Mas, enquanto socorristas, apesar do medo, a fera teve que ser enfrentada e, foi ele o SARS-CoV-2 (o vírus que causa a COVID-19), que nos causou surpresa e desespero. Como tudo que é desconhecido assusta, novos protocolos a serem seguidos por profissionais da saúde foram necessários. A equipe da unidade móvel deve se paramentar com avental impermeável, máscara N95, luvas, óculos, protetor facial antes de realizar o atendimento e as manobras de Rcp. 1- durante Abordagem e Atendimento. Escolha a alternativa correta sobre a orientação do protocolo descrito acima. I. A equipe deve estar parada adequadamente mesmo que atrase o início da RCP II. Metade da equipe se paramenta e a outra metade fica na ambulância para economizar os equipamentos de proteção individual (EPIS). III. A equipe deve iniciar o atendimento mesmo que falte algum dos parâmetros, já que a RCP deve ser iniciada o mais breve possível. IV. A equipe pode atender uma suspeita de COVID 19 como qualquer paciente por ser apenas suspeita, e não caso confirmado da doença. V. A equipe apesar deve priorizar o início da RCP , em tempos de pandemia esta passa a ser a segunda prioridade e a paramentação passa a ser a primeira prioridade. Escolha a sequência de alternativas corretas abaixo:

a - V, F, F, F, V

b - F, F, V, V, F

c - V, V, F, F, F

d - F, V, F, V, F

e - F, F, V, V, F

Resposta:

A resposta correta é:

a - V, F, F, F, V

De acordo com as diretrizes para o atendimento de parada cardiorrespiratória durante a pandemia de COVID-1912:

I. A equipe deve estar adequadamente paramentada mesmo que atrase o início da RCP. Isso é verdadeiro (V), pois a segurança da equipe de saúde é uma prioridade e todos os membros da equipe devem estar adequadamente protegidos antes de iniciar a RCP12.

II. Metade da equipe se paramenta e a outra metade fica na ambulância para economizar os equipamentos de proteção individual (EPIs). Isso é falso (F), pois todos os membros da equipe devem estar adequadamente protegidos antes de iniciar a RCP12.

III. A equipe deve iniciar o atendimento mesmo que falte algum dos paramentos, já que a RCP deve ser iniciada o mais breve possível. Isso é falso (F), pois a segurança da equipe de saúde é uma prioridade e todos os membros da equipe devem estar adequadamente protegidos antes de iniciar a RCP12.

IV. A equipe pode atender uma suspeita de COVID-19 como qualquer paciente por ser apenas suspeita, e não caso confirmado da doença. Isso é falso (F), pois todas as precauções devem ser tomadas ao tratar pacientes suspeitos de COVID-19, incluindo o uso adequado de EPIs12.

V. A equipe deve priorizar o início da RCP, mas em tempos de pandemia, esta passa a ser a segunda prioridade e a paramentação passa a ser a primeira prioridade. Isso é verdadeiro (V), pois a segurança da equipe de saúde é uma prioridade e todos os membros da equipe devem estar adequadamente protegidos antes de iniciar a RCP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário