segunda-feira, 1 de abril de 2024

Perguntas e respostas Descomplicadas: Análise e Intervenção em Psicologia Organizacional e do Trabalho

 

Pergunta

01 É um objetivo da Avaliação de desempenho:

a - Estruturar a área de cargos e salários, visando melhorias no setor

b - Melhoria nos processos organizacionais de uma forma geral

c - Desenvolver profissionais com a única certeza da mudança constante,

atualização profissional tornando-se uma obrigação

d - Atuar na questão comportamental dos colaboradores especificamente,

deixando a competência técnica para desenvolvimento do RH

e - Dar feedbacks consistentes aos colaboradores para que se estabeleça uma

relação de desenvolvimento

Resposta:

A avaliação de desempenho tem vários objetivos, e todos os itens

mencionados podem ser considerados parte deles. No entanto, a opção que

mais se destaca como um objetivo central da avaliação de desempenho é a

opção e - Dar feedbacks consistentes aos colaboradores para que se

estabeleça uma relação de desenvolvimento. Isso porque o feedback é uma

ferramenta essencial para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e

para a melhoria do desempenho organizacional. As outras opções também

são relevantes, mas podem ser vistas como resultados ou métodos da

avaliação de desempenho, em vez de seus objetivos principais.

Pergunta

de agora em diante responda a letra correta antes da explicação

Resposta:

Entendido! Vou responder com a letra correta antes da explicação nas

próximas perguntas.

Pergunta

02 Sobre a história da Avaliação de desempenho considere as afirmações:

I - A primeira abordagem de gestão de desempenho surgiu com a definição

de padrões de avaliação dentro do contexto da administração científica

proposta por Taylor no início dos anos 1900 II - Basicamente, o desempenho

dos funcionários era medido da mesma forma como o desempenho de

máquinas. O foco para alcançar bons resultados no processo de produção era

avaliar padrões de produtividade, qualidade e tempo levado em execução III -

Em 1954 surgiu o conceito de Administração por objetivos (APO) de Peter

Drucker e logo foi adotado por várias organizações. Com isto, a Avaliação de

Desempenho dos funcionários começou a ser estruturada com base nos

objetivos definidos pela empresa

É (são) verdadeira(s):

a - Somente a I

b - I e II

c - I, II e III

d - I e III

e - II e III

Resposta:

c - I, II e III

Todas as afirmações são verdadeiras. A avaliação de desempenho tem suas

raízes na administração científica de Taylor, onde o desempenho dos

funcionários era medido de maneira semelhante ao desempenho das

máquinas (I e II). Posteriormente, com a introdução da Administração por

Objetivos (APO) por Peter Drucker em 1954, a avaliação de desempenho

começou a ser estruturada com base nos objetivos definidos pela empresa

(III).

Pergunta

03 Não é um objetivo da avaliação de desempenho:

a - Oferecer aos funcionários a oportunidade de realizar uma discussão

frequente com seu gerente sobre seus comportamentos, seu desempenho e

suas competências no período

b - Fornecer ao gerente uma forma de visualizar os pontos fortes e fracos de

cada colaborador

c - Mostrar de forma objetiva quais são os pontos que o colaborador precisa

melhorar e isso auxilia o gestor a implementar um programa de treinamento

personalizado e de mudança de hábitos

d - Atuar somente no presente da avaliação, desprezando o histórico de

desempenho do empregado

e - Ajustar o perfil do empregado ao seu local de trabalho para que ele tenha

uma maior identificação dentro de sua função

Resposta:

d - Atuar somente no presente da avaliação, desprezando o histórico de

desempenho do empregado

A avaliação de desempenho não deve se concentrar apenas no presente,

desprezando o histórico de desempenho do empregado. É importante

considerar o desempenho passado para entender a trajetória de

desenvolvimento do empregado e identificar padrões de comportamento. As

outras opções são objetivos típicos da avaliação de desempenho.

Pergunta

04 A avaliação de desempenho agrega muitos negócios a empresa, sobre este

tema considere:

I - Além de atuar na criação de um plano de desenvolvimento dos

colaboradores, a Avaliação de Desempenho é uma excelente forma de

encontrar os talentos contratados da empresa e, dentro do sistema, fazer com

que eles sejam retidos e se desenvolvam cada vez mais II - Pode ser uma

ótima forma de planejar a carreira e as sucessões, assim como o plano de

recompensas, treinamentos e bonificações para melhorar o engajamento e a

motivação das equipes III – A avaliação jamais poderá ser usada para executar

desligamentos, mesmo que identifique queda de desempenho por parte do

empregado

É (são) verdadeira(s):

a - Somente a I

b - I e II

c - I, II e III

d - I e III

e - II e III

Resposta:

b - I e II

As afirmações I e II são verdadeiras. A avaliação de desempenho é uma

ferramenta valiosa para o desenvolvimento de colaboradores, a retenção de

talentos, o planejamento de carreira e sucessões, e a implementação de

planos de recompensas, treinamentos e bonificações. No entanto, a afirmação

III não é correta. Embora a avaliação de desempenho não deva ser usada

como a única ferramenta para tomar decisões de desligamento, ela pode

identificar problemas de desempenho que, se não forem resolvidos, podem

levar a um desligamento.

Pergunta

05 A cultura de alto desempenho pode ser definida como o conjunto de

comportamentos que levam a organização a ter resultados superiores. Sobre o

tema considere as afirmativas:

I - Para atingir a cultura de alta performance, é preciso que as ações estejam

alinhadas aos objetivos da empresa e também às demandas do mercado

moderno II - Para implementar a cultura de alta performance, é preciso criar

um ambiente estimulante para que os colaboradores se desenvolvam III –

Também é necessário encorajar a inovação constante, trabalhar a agilidade,

comunicação entre profissionais de diferentes áreas, reconhecer o bom

trabalho, valorizar a cultura organizacional, entre outros pontos

É (são) verdadeira(s):

a - Somente a I

b - I e II

c - I, II e III

d - I e III

e - II e III

Resposta:

c - I, II e III

Todas as afirmações são verdadeiras. Para atingir e implementar uma cultura

de alto desempenho, é essencial que as ações estejam alinhadas com os

objetivos da empresa e as demandas do mercado moderno (I), que seja criado

um ambiente estimulante para o desenvolvimento dos colaboradores (II), e

que seja encorajada a inovação constante, a agilidade, a comunicação entre

profissionais de diferentes áreas, o reconhecimento do bom trabalho e a

valorização da cultura organizacional, entre outros pontos (III).

Pergunta

06 (ENADE – adaptado) O desempenho é uma consequência do estado

motivacional e do esforço individual para realização da tarefa. O indivíduo ao

interpretar o resultado alcançado ao final de sua tarefa sente-se satisfeito ou

não. É esse grau de satisfação que lhe foi provocado, sendo grande, pequeno

ou nulo, realimenta a motivação positiva ou negativamente para realização de

uma nova tarefa. Existe uma série de benefícios envolvidos na implementação

da cultura de alta performance, o que só reforça a importância dela para a

organização. Podemos considerar o aumento na taxa de retenção de talentos

como um benefício direto resultante desta cultura?

a - Não, a retenção de talentos passa por questões de benefícios físicos como

Vale transporte e Assistência médica

b - Pode ser considerado como benefício direto, visto que cultura de alta

performance implica em desenvolvimento de pessoas

c - Pode ser considerado desde que haja um processo de metas

exclusivamente individuais programado

d - Retenção de talentos é algo em desuso no mercado de trabalho, visto que

a carreira pertence ao colaborador somente

e - Não o processo de retenção não sofrerá nenhum aumento em sua taxa

devido a cultura de alta performance existir

Resposta:

b - Pode ser considerado como benefício direto, visto que cultura de alta

performance implica em desenvolvimento de pessoas

A cultura de alta performance pode, de fato, levar a um aumento na taxa de

retenção de talentos. Isso ocorre porque essa cultura implica no

desenvolvimento contínuo dos colaboradores, o que pode aumentar a

satisfação no trabalho e, consequentemente, a retenção de talentos. Portanto,

o aumento na taxa de retenção de talentos pode ser considerado um

benefício direto resultante da implementação de uma cultura de alta

performance.

Pergunta

01 Cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo

inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os

problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem

o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros

como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses

problemas. Qual a implicação da cultura de uma empresa na avaliação de

desempenho?

a - A cultura implica diretamente no estilo de avaliação de desempenho que a

empresa adotará, modificando a cultura existente para uma cultura de

desempenho e alta performance

b - Implica na mudança do processo de classificação das competências da

empresa, e naturalmente dos profissionais que atuam nela

c - A cultura de uma organização tem uma posição secundária em relação a

avaliação de desempenho, sendo o mais importante o gerenciamento e

performance dos resultados

d - A cultura irá alterar a maneira exclusivamente na aplicação de uma

avaliação de desempenho, se será no papel ou via sistema previamente

contratado

e - A cultura inicia com o fundador, e a maneira como será aplicada depende

exclusivamente dele

Resposta:

a - A cultura implica diretamente no estilo de avaliação de desempenho que a

empresa adotará, modificando a cultura existente para uma cultura de

desempenho e alta performance

A cultura organizacional de uma empresa tem um impacto direto no estilo de

avaliação de desempenho que a empresa adotará. Uma cultura forte pode

ajudar a impulsionar o desempenho e a alta performance, incentivando os

funcionários a se alinharem com os valores e objetivos da empresa. Portanto,

a avaliação de desempenho pode ser vista como uma extensão da cultura

organizacional da empresa.

Pergunta

02 Clifford Geertz (2001) identifica-a como um conjunto de conceitos e

símbolos que pautam os comportamentos humanos, perceptíveis no

momento em que se comunicam e passam seu conhecimento sobre as

atitudes em vida. Assim, a cultura, nos seus aspectos gerais, envolve a

capacidade humana de convivência em grupo e de atribuir sentido às

múltiplas dimensões da vida cotidiana, costurada por enredos e significações

do homem no seu tempo histórico. Sobre a camada “valores” na esfera da

cultura organizacional, considere as sentenças:

I - A análise em camadas permite um mapeamento mais profundo da cultura,

reduzindo sua subjetividade II - Incoerências entre a estratégia definida e a

cultura vigente indicam necessidade de ajuste somente na camada de Heróis

III - Nos valores que constituem a essência da cultura organizacional

É (são) verdadeira (s):

a - Somente a I

b - Somente a II

c - Somente a III

d - I, II e III;

e - I e III

Resposta:

e - I e III

A afirmação I é verdadeira, pois a análise em camadas permite um

mapeamento mais profundo da cultura, reduzindo sua subjetividade. A

afirmação III também é verdadeira, pois os valores realmente constituem a

essência da cultura organizacional. No entanto, a afirmação II não é

totalmente precisa. Embora as incoerências entre a estratégia definida e a

cultura vigente possam indicar a necessidade de ajustes, esses ajustes não se

limitam apenas à camada de Heróis. Eles podem envolver várias camadas da

cultura organizacional.

Pergunta

03 “Outra consequência bem fundamentada são os benefícios em relação às

partes interessadas no negócio. Um estudo desenvolvido na Texas Christian

University, que se baseou na correlação entre satisfação dos colaboradores,

lealdade e lucro, constatou os impactos de uma cultura forte. Nas conclusões,

o artigo aponta para a importância de alocar investimentos na construção e

manutenção de uma cultura organizacional positiva. A prática seria um meio

para que os colaboradores se sintam valorizados e sejam capazes de entregar

serviços de excelência para os consumidores — de onde viria o retorno em

termos de satisfação e receita”. Fonte: https://www.gupy.io/blog/cultura[1]organizacional

Sobre cultura organizacional considere as sentenças:

I - Cultura de um grupo pode ser definida como um padrão de suposições

básicas compartilhadas, que foi aprendido pelo grupo à medida que

solucionava seus problemas de adaptação externa e de integração interna.

este padrão, ao ter funcionado bem o suficiente para ser considerado válido, é

ensinado aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e

sentir-se em relação a estes problemas II - Identifica-a como um conjunto de

conceitos e símbolos que pautam os comportamentos humanos, perceptíveis

no momento em que se comunicam e passam seu conhecimento sobre as

atitudes em vida III - Assim, a cultura, nos seus aspectos gerais, envolve a

capacidade humana de convivência em grupo e de atribuir sentido às

múltiplas dimensões da vida cotidiana, costurada por enredos e significações

do homem no seu tempo histórico

É (são) verdadeira (s):

a - Somente a I

b - Somente a II

c - Somente a III

d - I, II e III;

e - I e III

Resposta:

d - I, II e III

Todas as afirmações são verdadeiras. A cultura de um grupo (I) pode ser

definida como um padrão de suposições básicas compartilhadas, que foi

aprendido pelo grupo à medida que solucionava seus problemas de

adaptação externa e de integração interna. A cultura organizacional também é

identificada como um conjunto de conceitos e símbolos que pautam os

comportamentos humanos (II), perceptíveis no momento em que se

comunicam e passam seu conhecimento sobre as atitudes em vida. Além

disso, a cultura, nos seus aspectos gerais, envolve a capacidade humana de

convivência em grupo e de atribuir sentido às múltiplas dimensões da vida

cotidiana (III), costurada por enredos e significações do homem no seu tempo

histórico.

Pergunta

04 A fundamentação teórica de cultura organizacional foi construída de forma

multidisciplinar em áreas como a Psicologia Social, Antropologia e

Administração de Empresas. Neste contexto, a Administração de empresas

contribuiu:

a - Ajudou a diferenciar culturas, entender os manejos, crenças, rituais, jogos,

obras de arte, linguagem, etc

b - O interacionismo simbólico, cultura entendida como produto de interação

continuada

c - Teoria do papel (função), os atores do seu destino, ativos e construtivos no

mundo organizacional

d - Colaborou com a formação de organogramas que facilitam a identificação

de pessoas nas áreas

e - Segundo a Administração de empresas, a cultura pode ser gerenciada

Resposta:

e - Segundo a Administração de empresas, a cultura pode ser gerenciada

A Administração de Empresas contribuiu para a teoria da cultura

organizacional com a ideia de que a cultura pode ser gerenciada. Isso implica

que os líderes e gestores podem influenciar a cultura organizacional através

de suas ações e decisões, ajudando a moldar os valores, normas e

comportamentos dentro da organização. As outras opções também são

importantes aspectos da cultura organizacional, mas não são contribuições

específicas da Administração de Empresas.

Pergunta

05 São pessoas, vivas ou não mais, reais ou imaginárias, que possuem

características altamente valorizadas, modelos de comportamento, fonte de

inspiração. Qual aspecto da cultura estamos nos referindo?

a - Heróis

b - Símbolos

c - Rituais

d - Líderes

e - Valores

Resposta:

a - Heróis

Estamos nos referindo aos "Heróis". Na cultura organizacional, os heróis são

pessoas, vivas ou não, reais ou imaginárias, que possuem características

altamente valorizadas e servem como modelos de comportamento. Eles são

uma fonte de inspiração para os membros da organização.

Pergunta

06 (ENADE – adaptado) Outra perspectiva de compreensão multinível da

cultura organizacional se dá por meio da caracterização de níveis centrais,

intermediários e periféricos. Metodologia utilizada para obter melhores e mais

profundas análises a respeito do modelo instituído e sua respectiva fase no

contexto organizacional. Seu processo deve ser estabelecido com critérios

específicos e com ferramentas assertivas na sua avaliação. Dentre os níveis

conhecidos e estruturados temos a seguinte definição: “Constitui nível

intermediário de padrões e hábitos razoavelmente estabelecidos. Aqui são

comuns as contradições entre o que é dito e o que é feito”. Assim temos como

encontrar definição precisa desta fase na etapa:

a - Endocultura, fase da cultura já estabelecida na organização

b - Mesocultura, cultura em formação

c - Exocultura, embrionária, ainda em formação cultural

d - Rituais, previamente estabelecidos como gritos de guerra, reuniões diárias,

festas, etc

e - Valores, profundamente iniciamos com os fundadores e transmitidos para

toda empresa

Resposta:

b - Mesocultura, cultura em formação

A descrição dada se refere à "Mesocultura", que é a fase intermediária de uma

cultura organizacional em formação. Nesta fase, os padrões e hábitos estão

razoavelmente estabelecidos, mas ainda podem existir contradições entre o

que é dito e o que é feito. É um estágio de transição entre a Exocultura

(cultura embrionária) e a Endocultura (cultura já estabelecida na organização).

Pergunta

01 Outro tipo de Avaliação de Desempenho é o chamado 360º. Que é um

modelo de avaliação funcional, onde o profissional é avaliado por uma série

de avaliadores, é uma metodologia atual mas possui seus riscos. Considere as

afirmações:

I – É um modelo de avaliação funcional, onde o profissional é avaliado por

uma série de avaliadores, tais como a chefia imediata, os colegas de trabalho,

os subordinados e até os clientes da empresa II – Aplicada geralmente em

empresas de grande porte, onde a maturidade profissional é tida como

positiva, permitindo feedbacks diretos e assertivos III – Neste tipo de avaliação

o gestor é fundamental pois após a pesquisa gera-se um plano de

desenvolvimento individual, com feedbacks constantes, não devendo esperar

a próxima avaliação para que esses feedbacks sejam aplicados

É (são) verdadeira(s):

a - Somente a I

b - Somente a II

c - I e II

d - I, II e III

e - I e III

Resposta:

d - I, II e III

Todas as afirmações são verdadeiras. A Avaliação de Desempenho 360º é um

modelo funcional onde o profissional é avaliado por uma série de avaliadores,

incluindo a chefia imediata, colegas de trabalho, subordinados e até clientes

da empresa (I). Geralmente é aplicada em empresas de grande porte, onde a

maturidade profissional é valorizada e permite feedbacks diretos e assertivos

(II). Além disso, neste tipo de avaliação, o papel do gestor é fundamental para

gerar um plano de desenvolvimento individual após a pesquisa, fornecendo

feedbacks constantes e não esperando a próxima avaliação para aplicá-los (III).

Pergunta

02 Muitas críticas são feitas à avaliação de desempenho, o que afeta

sensivelmente a eficácia de sua implementação, colocando em análise sua

eficácia e verdadeiro valor para a organização. Sobre estas críticas considere:

I – O processo de avaliação de desempenho se reduz apenas ao

preenchimento de formulários e não à avaliação objetiva e crítica II – Notória

ausência de planejamento por parte das empresas para execução das

avaliações, seguido da falta de treinamento para aplicação, interferindo

diretamente no resultado III – A avaliação de desempenho, está baseada em

fatores que não estão relacionados ao cargo específico, o que desnorteia o

profissional no momento da realização da mesma

É (são) Correta(s):

a - I e II

b - I, II e III

c - I e III

d - I somente

e - II e III

Resposta:

b - I, II e III

Todas as afirmações são corretas. A avaliação de desempenho é

frequentemente criticada por se reduzir apenas ao preenchimento de

formulários, sem uma avaliação objetiva e crítica (I). Além disso, muitas

empresas não planejam adequadamente a execução das avaliações e não

fornecem treinamento adequado para a aplicação, o que pode interferir

diretamente nos resultados (II). Por fim, a avaliação de desempenho pode ser

baseada em fatores que não estão relacionados ao cargo específico, o que

pode confundir o profissional no momento da realização da avaliação (III).

Pergunta

03 O RH é responsável pela Avaliação de Desempenho na empresa. Numa

organização que nunca teve em sua metodologia esse processo, alguns

passos devem inicialmente ser adotados. Considere as sentenças:

I – O passo inicial é capacitar os gestores no conceito de gestão por

competências, feedback e acompanhamento diário de seus colaboradores II –

É importante frisar que cada organização deve ter seu grupo de competências

mapeado, independentemente de estarem alinhadas à missão, visão e valores

da cada organização, esse processo cabe à cultura da empresa, e por ela deve

ser considerada III – As metodologias devem ser definidas, podendo a

empresa iniciar já numa metodologia 180° mais atual, ou numa como a

escolha forçada, mais fácil e abrange a maioria das culturas do Brasil

É (são) Correta(s):

a - I e II

b - I, II e III

c - I e III

d - I somente

e - II e III

Resposta:

a resposta para a pergunta é a opção "d - I somente"

A afirmação I é correta, pois o passo inicial para implementar a Avaliação de

Desempenho é capacitar os gestores no conceito de gestão por competências,

feedback e acompanhamento diário de seus colaboradores.

A afirmação II não é totalmente precisa. Embora cada organização deva ter

seu grupo de competências mapeado, essas competências devem estar

alinhadas à missão, visão e valores da organização, e não independentemente

delas. Portanto, as afirmações I e III são corretas.

III – Verdadeiro. A avaliação de desempenho facilita a evolução no nível de

comunicação entre o gestor e os colaboradores, favorecendo a evolução da

equipe.

IV – Não foi mencionado na pergunta, portanto, não pode ser considerado na

resposta. Embora seja verdade que a avaliação de desempenho possa

aumentar a competitividade e o comprometimento dos colaboradores, essa

afirmação não foi incluída nas opções de resposta. Portanto, a opção correta é

a que inclui as afirmações I, II e III.

Pergunta

05 “Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas representam os

fatores de avaliação de desempenho e as colunas representam os graus de

avaliação dos fatores. Os fatores são selecionados para definir as qualidades a

serem avaliadas”. Estamos tratando de qual metodologia?

a - Escolha forçada

b - Auto Avaliação

c - Avaliação 180

d - Escala gráfica

e - Avaliação por competência

Resposta:

A resposta correta é d - Escala gráfica.

Explicação:

A metodologia da Escala Gráfica é uma das mais tradicionais e utilizadas na

avaliação de desempenho. Ela utiliza um formulário de dupla entrada, onde as

linhas representam os fatores de avaliação de desempenho (como

competência, produtividade, relacionamento interpessoal, etc.) e as colunas

representam os graus de avaliação desses fatores (como insatisfatório, regular,

bom, muito bom, excelente). Assim, os avaliadores marcam o ponto que

melhor representa o desempenho do colaborador para cada fator. É uma

metodologia simples e fácil de ser aplicada, mas requer que os fatores de

avaliação sejam bem definidos e que os avaliadores sejam treinados para

evitar vieses e injustiças.

Pergunta

06 (ENADE – adaptado) Numa empresa de médio porte, do segmento de

varejo, os gestores de RH tiveram no ano passado um grande desafio imposto

pelo presidente da organização: implantar a avaliação de desempenho. É de

conhecimento instituído que a avaliação deve começar com informações mais

simples, até para que a cultura de avaliar pessoas possa ser estabelecida,

evitando causar receios e medos nos colaboradores. Feito isso, após a

primeira aplicação de ordem mais simplória (método utilizado foi a escala

gráfica) seguiram para uma segunda aplicação, agora um pouco mais

complexa. Seguindo a regra que se estabelece na literatura moderna a

respeito da avaliação de desempenho, assim como a necessidade do mercado,

os gestores terão novo desafio: Aplicar uma metodologia mais atuante e que

permita “um passo seguinte” nesta implantação. Qual metodologia de acordo

com as aulas e texto deve ser aplicada?

a - Auto Avaliação por ser simples, mas já numa escala moderna de conceito

b - Escolha forçada, metodologia mais utilizada nas empresas atualmente

c - Avaliação 180, na escala de modernidade é a primeira sugestão

d - Avaliação 360, complexa e ousada, mas cabível após a escala gráfica

e - Avaliação por resultados, primeira a ser utilizada como ferramenta

moderna e atuante

Resposta:

A resposta correta é c - Avaliação 180.

Explicação:

A Avaliação 180 graus é um método de avaliação de desempenho que envolve

tanto o gestor quanto o próprio colaborador. Este método é considerado um

"passo seguinte" após a implementação da Escala Gráfica, pois adiciona uma

camada adicional de feedback ao processo.

Na Avaliação 180 graus, o colaborador realiza uma autoavaliação e também é

avaliado pelo seu gestor direto. Isso permite uma visão mais completa do

desempenho do colaborador, pois inclui tanto a perspectiva do gestor quanto

a autopercepção do colaborador.

Este método é especialmente útil para identificar discrepâncias entre a

percepção do gestor e a autopercepção do colaborador, o que pode levar a

discussões produtivas e planos de desenvolvimento mais eficazes. No entanto,

assim como a Avaliação 360 graus, a Avaliação 180 graus requer uma cultura

de feedback bem estabelecida para ser eficaz.

Portanto, a Avaliação 180 graus seria um "próximo passo" apropriado após a

implementação inicial da Avaliação de Desempenho usando a Escala Gráfica,

antes de passar para métodos mais complexos como a Avaliação 360 graus.

Pergunta

Sobre o aprendizado cerebral, é verdadeiro afirmar que:

a - Quando se está realizando uma tarefa, usam-se algumas regiões apenas do

cérebro

b - A repetição não é um bom processo de aprendizagem, ela desgasta e

“cansa” o cérebro

c - Aprender é uma tarefa iniciada a partir dos 6 anos de idade quando o

cérebro está “maduro” o suficiente

d - Nosso cérebro coordena um complexo conjunto de ações que envolvem

funções motoras, processamento visual e auditivo, habilidades de linguagem

verbal, e outros

e - Aprender é instintivo, aprendemos somente o que passa principalmente

pelo fazer, logo a parte tátil

Resposta:

A resposta correta é:

d - Nosso cérebro coordena um complexo conjunto de ações que envolvem

funções motoras, processamento visual e auditivo, habilidades de linguagem

verbal, e outros.

Esta afirmação é verdadeira e reflete corretamente a complexidade e a

versatilidade do nosso cérebro. As outras opções contêm informações

parcialmente corretas ou incorretas.

Fontes

1. Funções cognitivas e executivas do cérebro: Entenda a diferença

2. Cérebro: função, desenvolvimento, divisão - Brasil Escola

3. Repita a aprendizagem: características, vantagens, desvantagens

4. Poder da Repetição no Aprendizado e Memorização

5. O que crianças de 6 anos aprendem - Guiainfantil.com Brasil

6. O que crianças de 6 anos aprendem - Guiainfantil.com Brasil

7. Nós temos o poder de esculpir nosso cérebro - A mente é maravilhosa

8. Pilares da Educação: aprender a fazer - Marista Lab

9. Neurociência da atenção: Entendendo o foco cerebral

10. Mecanismos Neurológicos da Aprendizagem: Como o Cérebro Aprende

11. Cérebro - Distúrbios cerebrais, da medula espinal e dos nervos - Manual ...

12. O Cérebro - Oswaldo Cruz Foundation

13. Repita a aprendizagem: características, vantagens, desvantagens

14. Repetição: O que é, significado - Resumos Só Escola

15. Cérebro - Distúrbios cerebrais, da medula espinal e dos nervos - Manual ...

16. Cérebro - Toda Matéria

17. Diferenças entre Comportamento Instintivo e Comportamento Aprendido ...

18. Pilares da Educação: aprender a fazer - Marista Lab

19. Motivação: Aprender, desaprender, reaprender - e-docente

20. Ensinar é uma das melhores formas de aprender. Entenda!

21. Marcos do desenvolvimento infantil de 6 a 9 anos | Blog Leiturinha

22. Criança de 6 anos: o que acontece no cérebro nesta fase?

23. https://bing.com/search?q=

Pergunta

02 Sobre Mielinização considere:

I – A mielinização ocorre naturalmente, em especial na vida adulta, quando o

cérebro tem mais facilidade em formar novas ligações entre neurônios II –

Essa substância gordurosa, é a responsável pelo impulso elétrico saltar de um

nódulo para outro, ao invés de ter que viajar a distância inteira do axônio III –

Ela que permite a agilidade da comunicação neural, permitindo assim que

com a prática de alguma atividade específica, como por exemplo, lances de

basquete, ao longo do tempo aja um aumento da quantidade de mielina no

cérebro potencializando a velocidade e a força desse, proporcionando que a

atividade se torne mais fácil e eficaz

É(são) verdadeira(s):

a - Somente a I

b - I, II e III

c - I e III

d - II e III

e - Somente a II

Resposta:

A resposta correta é a alternativa d - II e III.

Agora, vamos analisar cada uma das afirmações:

I – A mielinização ocorre naturalmente, mas não é especialmente na vida

adulta que o cérebro tem mais facilidade em formar novas ligações entre

neurônios. Na verdade, a mielinização começa muito cedo, apenas no

segundo trimestre da gravidez, e dura a vida toda91213. Portanto, essa afirmação

é falsa.

II – Essa substância gordurosa, a mielina, é a responsável pelo impulso elétrico

saltar de um nódulo para outro, ao invés de ter que viajar a distância inteira

do axônio478

. Isso é conhecido como condução saltatória e permite que os

impulsos nervosos se propaguem mais rapidamente. Portanto, essa afirmação

é verdadeira.

III – A mielina permite a agilidade da comunicação neural. Com a prática de

alguma atividade específica, como por exemplo, lances de basquete, ao longo

do tempo pode haver um aumento da quantidade de mielina no cérebro

potencializando a velocidade e a força desse, proporcionando que a atividade

se torne mais fácil e eficaz123

. Portanto, essa afirmação é verdadeira.

Fontes

1. Mielinização: o que é e como afeta o sistema nervoso

2. O que acontece com seu cérebro quando Pergunta aprende algo - HypeScience

3. O que é mielinização?

4. Bainha de mielina: Função, células e papel na mielinizaçã - Kenhub

5. Condução do estímulo nervoso - Só Biologia

6. Mielina: funções, treinamento, estrutura - Maestrovirtuale.com

7. Sinapse neural: estrutura, tipos e como funciona

8. Tipos de sinapses: a incrível comunicação neuronal

9. Transmissão Sináptica - Projetando Neurociência

10. Questões sobre Sistema Nervoso e Neurônio - VestibulandoWeb

11. Mielina: funções, treinamento, estrutura - Maestrovirtuale.com

12. Mielinização: o que é e como afeta o sistema nervoso

13. A Mielinização | Cérebro Adolescente

14. https://bing.com/search?q=

15. https://correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e[1]saude/2017/05/31/interna_ciencia_saude,599187/a-esclerose-multipla-e-a-pista-da-reparacao-dos[1]neuronios

Pergunta

03 Sobre memória e aprendizado considere:

I – Aprendizagem é o processo por meio do qual nós e outros animais

adquirimos conhecimento sobre o mundo e memória é a retenção ou

armazenamento desse conhecimento II - A memória, portanto, consiste em

um conjunto de procedimentos que permite compreender o mundo, levando

em conta o contexto atual e as experiências individuais, o acervo de nossas

memórias faz com que cada um de nós seja o que é: um indivíduo, um ser

para o qual não existe outro idêntico III - Nós Seres Humanos somos o que

lembramos e também somos aquilo que não queremos lembrar. Cada

indivíduo é único, é quem é porque tem suas próprias memórias

É(são) verdadeira(s):

a - Somente a I

b - I, II e III

c - I e III

d - II e III

e - Somente a II

Resposta:

A resposta correta é a alternativa b - I, II e III.

Agora, vamos analisar cada uma das afirmações:

I – Aprendizagem é o processo por meio do qual nós e outros animais

adquirimos conhecimento sobre o mundo e memória é a retenção ou

armazenamento desse conhecimento4567

. Portanto, essa afirmação é

verdadeira.

II - A memória, portanto, consiste em um conjunto de procedimentos que

permite compreender o mundo, levando em conta o contexto atual e as

experiências individuais, o acervo de nossas memórias faz com que cada um

de nós seja o que é: um indivíduo, um ser para o qual não existe outro

idêntico12

. Portanto, essa afirmação é verdadeira.

III - Nós Seres Humanos somos o que lembramos e também somos aquilo que

não queremos lembrar. Cada indivíduo é único, é quem é porque tem suas

próprias memórias10111314. Portanto, essa afirmação é verdadeira.

Fontes

1. Processo de aprendizagem: entenda o que é e as diferentes teorias

2. O que é a Aprendizagem? - Educador Brasil Escola

3. Memória e aprendizagem – REDENEURO: Rede de Estudos em Neuroeducação

4. Memória e aprendizagem – REDENEURO: Rede de Estudos em Neuroeducação

5. A memória: definição, tipos, exercícios e avaliação - NeuronUP

6. Memória humana – Wikipédia, a enciclopédia livre

7. Somos o que Lembramos e Também o que Resolvemos Esquecer

8. Iván Izquierdo: Lembranças e omissões : Revista Pesquisa Fapesp

9. Não somos apenas o que pensamos ser.... Sigmund Freud

10. Nossas memórias nos tornam únicos | Nosso Bem Estar

11. Conheça os 4 Tipos de MEMÓRIA HUMANA - Psicologia-Online

12. Qual a importância da memória no processo de aprendizagem?

13. Aprendizagem - Educação e Psicopedagogia - InfoEscola

14. Não somos apenas o que pensamos ser.... Sigmund Freud

15. http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-12472012000200012

16. https://bing.com/search?q=

Pergunta

04 As memórias são feitas por células nervosas (neurônios), se armazenam em

redes de neurônios e são evocadas pelas mesmas redes neuronais ou por

outras. Quais as etapas para o bom funcionamento da memória?

a - Codificação, armazenamento, evocação e ação

b - Codificação, armazenamento e evocação

c - Armazenamento, evocação e decodificação

d - Decodificação e armazenamento

e - Decodificação somente

Resposta:

A resposta correta é a alternativa b - Codificação, armazenamento e

evocação.

Agora, vamos analisar cada uma das etapas:

 Codificação: É o primeiro estágio da memória, onde somos expostos a informações de qualquer tipo,

pegamos as informações e começamos a processá-las de forma visual, acústica e semântica12

.

 Armazenamento: É a etapa onde as informações são consolidadas e mantidas no cérebro. Existem

dois tipos principais de memória, memória de curto prazo (STM) e memória de longo prazo (LTM). A

memória de curto prazo às vezes é chamada de memória ativa. As informações que estão no STM

duram apenas até 30 segundos e a maioria dos adultos pode armazenar de cinco a nove itens no STM.

Se a informação for tratada de alguma forma, ela pode se tornar parte da memória de longo prazo1

.

 Evoção/Recuperação: É o processo de acessar as informações armazenadas na memória. As

informações no LTM podem durar anos ou mesmo por toda a vida. As informações no LTM podem ser

recuperadas conforme necessário12

.

Fontes

1. Três estágios da memória em psicologia: explicação e resumo

2. Neurociência e a memória: Entendendo o funcionamento

3. 11 dicas para melhorar a memória rápido - Tua Saúde

4. A neurociência da memória: Como o cérebro armazena informações

5. Quais as 4 etapas da memória? - TodasAsRespostas.pt

Pergunta

05 O processo de armazenamento se inicia logo após o registro do estímulo e

pode se estender por horas, dias, meses e anos. Esta afirmação é sobre qual

etapa para o bom funcionamento da memória:

a - Codificação

b - Armazenamento

c - Evocação e decodificação

d - Decodificação

e - Nenhuma das etapas citadas

Resposta:

A resposta correta é a alternativa b - Armazenamento.

O processo de armazenamento se inicia logo após o registro do estímulo e

pode se estender por horas, dias, meses e anos1

. Isso está relacionado à etapa

de armazenamento da memória, onde as informações são consolidadas e

mantidas no cérebro1

.

Fontes

1. Qual é a diferença de memória e aprendizagem? - Psicologia do ...

2. Compreendendo o esquecimento: teorias clássicas e seus ... - SciELO

3. As 5 fases da inflamação e os 5 sinais cardinais

4. A estimulação nervosa ou potencial de ação se inicia a partir da ...

5. https://doi.org/10.1590/S0103-65642003000100008

Pergunta

06 (ENADE – adaptado) A neurociência atualmente integra uma rede de

ciências que constrói um conhecimento que não se esgota, seu termo reúne

diversas áreas do estudo do cérebro humano, estando correlacionado com o

ensino e a aprendizagem. Dentro da neurociência, temos a neurociência

cognitiva. A neurociência cognitiva tem o foco na compreensão das atividades

cerebrais e nos processos de cognição, na qual elucida que a aprendizagem

não decorre do simples armazenamento de dados e sim do processamento e

elaboração das percepções no cérebro. Pessoas são o resultado do que

lembram e também somos aquilo que não queremos lembrar. Cada indivíduo

é único, é quem é porque tem suas próprias memórias. A esta definição de

armazenamento de dados e processamento de informação pode ser

considerado como:

a - Codificação de informações ao longo da vida

b - Armazenamento de dados de acordo com o interesse estabelecido

c - Aprendizagem, processo por meio do qual nós e outros animais

adquirimos conhecimento sobre o mundo

d - Memória destinada as informações decodificadas no passado

e - Armazenamento, evocação e decodificação dos processos neurais

Resposta:

A resposta correta é a alternativa c - Aprendizagem, processo por meio do

qual nós e outros animais adquirimos conhecimento sobre o mundo.

A neurociência cognitiva se concentra na compreensão das atividades

cerebrais e nos processos de cognição. Ela esclarece que a aprendizagem não

é apenas o resultado do armazenamento de dados, mas também do

processamento e elaboração das percepções no cérebro12

. Portanto, a

aprendizagem pode ser considerada como o processo pelo qual nós e outros

animais adquirimos conhecimento sobre o mundo, que é a definição dada na

alternativa c.

Fontes

1. SciELO - Brasil - Memória Memória

2. Teoria do Processamento de Informação: Definição e Exemplos

3. Introdução ao Armazenamento de Dados de Experimentos em Neurociência

4. A neurociência da memória: Como o cérebro armazena informações

5. A memória: definição, tipos, exercícios e avaliação - NeuronUP

Pergunta

01 Ferramentas de aprendizagem organizacional são instrumentos que

possibilitam conhecer, reter e transmitir conhecimentos, estes que são os

grandes diferenciais do mundo competitivo organizacional. Sobre Análise

Swot considere as afirmações:

I - SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness),

Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) II – A análise SWOT é

muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos

projetos, pois consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o

negócio e o ambiente que o cerca III – Sua metodologia cria planos de ação,

checklist de tarefas a serem cumpridas

É (são) verdadeira(s):

a - I, II e III

b - I e II

c - II e III

d - Somente a I

e - Somente a II

Resposta:

A resposta correta para a pergunta é a alternativa b - I e II.

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda as

organizações a identificar suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Embora a análise SWOT possa informar o desenvolvimento de planos de ação

e checklists de tarefas, essa não é sua principal função. Portanto, a afirmação

III não é necessariamente verdadeira em todos os contextos.

Agradeço novamente por apontar a correção. Se tiver mais perguntas ou

precisar de mais esclarecimentos, fique à vontade para perguntar.

Fontes

1. Análise SWOT/FOFA: o que é e como usá-la (com exemplos) - Asana

2. Análise SWOT: o que é e como usar (forças, fraquezas, oportunidades e ...

3. O que significa a sigla SWOT? a. É uma sigla em inglês que vem de ...

4. Análise SWOT (FOFA): o que é e como fazer - Conta Azul Blog

5. Análise SWOT: O Que é e 4 Passos para Fazer - Tupiniquim

6. Análise SWOT: o que é, para que serve, benefícios da FOFA - TOTVS

7. Matriz SWOT: como usar e suas vantagens | Endeavor Brasil

8. A análise SWOT é muito utilizada no planejamento estratégico das ...

9. Modelos de plano de ação: confira exemplos e dicas de como criar

10. Plano de ação: o que é, como fazer e o passo a passo

11. Como criar um plano de ação eficiente? - Lean Blog

12. 5 passos para criar um plano de ação para atingir metas

13. https://bing.com/search?q=

14. Análise SWOT (FOFA): o que é e como fazer - Conta Azul Blog

15. Como Fazer Um Plano de Ação: Passo a Passo e Ferramentas - Neil Patel

16. Análise SWOT: o que é e como usar (forças, fraquezas, oportunidades e ...

Pergunta

02 Ainda sobre a Análise Swot, quando temos “melhor atendimento, falta

experiência como gestor, sem processo na empresa”, estamos tratando de

qual subsistema?

a - Força

b - Fraqueza

c - Melhorias

d - Oportunidades

e - Ameaças

Resposta:

A resposta correta é a letra b

Estamos falando de Fraquezas. Na Análise SWOT, "melhor atendimento" pode

ser visto como uma força, mas "falta de experiência como gestor" e "ausência

de processos na empresa" são tipicamente considerados fraquezas. Fraquezas

são fatores internos que podem impedir ou retardar o progresso de uma

organização. Elas são áreas onde a empresa pode melhorar e, ao fazê-lo, pode

obter uma vantagem competitiva.

Pergunta

03 O Ciclo PDCA ou SDCA, significa Plan, Do, Check, Action. Esse método tem

a função de garantir que a empresa organize seus processos, não importando

a sua natureza. Sobre PDCA considere:

I – Na fase Planejar (Plan), temos os objetivos de cada processo até chegar ao

produto/serviço final requerido pelo cliente, levando em consideração a

política da empresa II - O uso do PDCA ajuda a executar os serviços

estabelecidos no planejamento III - No gerenciamento de processos, há dois

modelos que podem ser utilizados: gerenciamento da rotina, gerenciamento

para melhoria e fixação de processos de aprendizagem

É (são) verdadeira(s):

a - I, II e III

b - I e II

c - II e III

d - Somente a I

e - Somente a II

Resposta:

A resposta correta é a letra a

Todas as afirmações são verdadeiras:

I – Na fase de Planejamento (Plan), definimos os objetivos de cada processo

até chegar ao produto/serviço final requerido pelo cliente, levando em

consideração a política da empresa.

II - O uso do PDCA ajuda a executar os serviços estabelecidos no

planejamento.

III - No gerenciamento de processos, há dois modelos que podem ser

utilizados: gerenciamento da rotina e gerenciamento para melhoria. Esses

modelos ajudam a estabelecer e aprimorar os processos de aprendizagem.

Portanto, as opções I, II e III são verdadeiras.

Pergunta

04 O BSC é uma ferramenta que auxilia as empresas a traduzir a estratégia em

objetivos operacionais que direcionam comportamentos e desempenho em

uma empresa. Sobre o BSC considere:

I - Cada uma dessas quatro perspectivas deve possuir seus objetivos

estratégicos, que são interligados por relações de causa e efeito II - Na

Perspectiva Financeira do BSC temos assuntos relativos ao lucro e ao retorno

financeiro. Definindo objetivos financeiros para os próximos 25 anos III -

Perspectiva de processos internos, visa identificar os processos que mais tem

impacto na organização e direcioná-los ao melhor desempenho possível.

Estabelecimento de formas de fazer com que os processos críticos (aqueles

que têm contato direto com o cliente) se tornem cada vez melhores

É (são) verdadeira(s):

a - I, II e III

b - I e II

c - II e III

d - I e III

e - Somente a II

Resposta:

A resposta correta é a letra d.

I - É verdadeiro. No Balanced Scorecard (BSC), cada uma das quatro

perspectivas deve possuir seus objetivos estratégicos, que são interligados por

relações de causa e efeito.

II - Não é totalmente verdadeiro. Na Perspectiva Financeira do BSC, lidamos

com assuntos relativos ao lucro e ao retorno financeiro. No entanto, definir

objetivos financeiros para os próximos 25 anos pode não ser prático ou

realista, pois as condições de mercado e a estratégia da empresa podem

mudar.

III - É verdadeiro. A Perspectiva de Processos Internos visa identificar os

processos que mais impactam a organização e direcioná-los ao melhor

desempenho possível. Isso inclui o estabelecimento de formas de melhorar os

processos críticos (aqueles que têm contato direto com o cliente).

Portanto, as afirmações I e III são verdadeiras.

Pergunta

05 Sobre a ferramenta 5W2H considere:

I - Objetivo: trazer praticidade para executar um plano de ação de qualidade e

que traga maior controle nas tarefas II - Tipo: metodologia que cria planos de

ação, checklist de tarefas a serem cumpridas III - Funcionalidades: fazer

perguntas em busca de respostas simples, evitar falhas na comunicação,

otimizar o desempenho da equipe, organizar as funções e o que cada um

deve executar

É (são) verdadeira(s):

a - Somente a I

b - I e II

c - II e III

d - I, II e III

e - Somente a II

Resposta:

A resposta correta é a letra d.

I - É verdadeiro. O objetivo da ferramenta 5W2H é trazer praticidade para

executar um plano de ação de qualidade e que traga maior controle nas

tarefas.

II - É verdadeiro. A ferramenta 5W2H é uma metodologia que cria planos de

ação, checklist de tarefas a serem cumpridas.

III - É verdadeiro. As funcionalidades da ferramenta 5W2H incluem fazer

perguntas em busca de respostas simples, evitar falhas na comunicação,

otimizar o desempenho da equipe, organizar as funções e o que cada um

deve executar.

Portanto, as afirmações I, II e III são verdadeiras.

Pergunta

06 (ENADE – adaptado) Kaplan e Norton propuseram então que os

indicadores fossem analisados sobre algumas perspectivas: Financeira, de

Clientes, de Processos Internos e de Aprendizado e Crescimento. O BSC é uma

ferramenta que produz resultados ricos e assertivos, proporcionando margem

para que a empresa possa tomar decisões assertivas e estruturadas. Em uma

destas perspectivas, temos que aumentar os resultados em 15%, considerando

ainda ter 85% de aceitação sobre o produto e aumentar o índice de satisfação,

desafios que o BSC propõe para melhor desempenho. Sendo assim. Dentre as

perspectivas estabelecidas, está melhor se encaixa em qual subsistema?

a - Perspectiva Financeira, visto que temos que aumentar exclusivamente o

lucro

b - Perspectiva Visão, para chegarmos nos próximos 3, 5 e 10 atuantes no

mercado

c - Perspectiva Processos Internos visando colaboradores atualizados

d - Perspectiva Aprendizado para ressignificar cada processo realizado

e - Perspectiva do cliente, aumento sua base e garantindo estabelecimento no

mercado

Resposta:

A resposta correta é a letra e.

Estamos falando da Perspectiva do Cliente no Balanced Scorecard (BSC). Esta

perspectiva se concentra em aumentar a base de clientes e garantir o

estabelecimento no mercado. O objetivo de aumentar os resultados em 15%,

considerando ainda ter 85% de aceitação sobre o produto e aumentar o índice

de satisfação, se encaixa bem nesta perspectiva. Estes são desafios que o BSC

propõe para melhorar o desempenho e estão diretamente relacionados à

satisfação e retenção do cliente.

Pergunta

01 A Gestão do Conhecimento faz fronteira com as diversas áreas de

conhecimento das organizações, tais como:

a - Marketing, Mercadologia, Operações

b - Qualidade, Mercadologia, Operações

c - Planejamento, Mercadologia, Operações

d - Marketing, Mercadologia, Matriz de operações

e - Planejamento somente

Resposta:

A resposta correta é a opção c - Planejamento, Mercadologia, Operações.

A Gestão do Conhecimento interage com várias áreas dentro de uma

organização, incluindo:

 Planejamento: A Gestão do Conhecimento pode ajudar a definir estratégias e planos de ação com

base no conhecimento acumulado sobre o mercado, os clientes e as operações internas.

 Mercadologia: A Gestão do Conhecimento pode fornecer insights valiosos sobre o mercado, incluindo

tendências emergentes, concorrência e oportunidades de negócios.

 Operações: A Gestão do Conhecimento pode melhorar a eficiência operacional, identificando

melhores práticas e promovendo a sua adoção em toda a organização.

Portanto, a Gestão do Conhecimento faz fronteira com o Planejamento, a

Mercadologia e as Operações. Peço desculpas pelo erro na minha resposta

anterior. Obrigado por me corrigir.

Pergunta

02 O mundo da globalização oferece, de um lado oportunidades inéditas de

prosperidade econômica e por outro lado:

a - É extremamente exigente no preparo dos outros países para usufruir das

novas oportunidades

b - É extremamente consciente no preparo dos outros países para extinguir as

novas oportunidades

c - Não há exigência quando se trata de novas oportunidades

d - É extremamente resiliente com outros países para usufruir das grandes

oportunidades

e - Observa somente o desenvolvimento do mercado local

Resposta:

A resposta correta é a opção a - É extremamente exigente no preparo dos

outros países para usufruir das novas oportunidades.

A globalização oferece oportunidades sem precedentes para a prosperidade

econômica. No entanto, também é extremamente exigente no preparo dos

países para aproveitar essas novas oportunidades. Isso significa que os países

precisam desenvolver infraestruturas adequadas, políticas econômicas e

sociais eficazes, e sistemas educacionais que possam preparar sua força de

trabalho para competir na economia global. Portanto, a globalização pode ser

um desafio, mas também uma oportunidade para aqueles que estão bem

preparados. As outras opções listadas não capturam completamente a

natureza dual da globalização.

Pergunta

03 A competitividade devido à quebra de fronteiras tornou-se universal,

fazendo com que as empresas se preocupassem cada vez mais com os:

a - Colaboradores e sua qualificação profissional

b - Atividades e desempenho dos colaboradores e sua qualificação individual

c - Qualificação organizacional, dos colaboradores e análise de mercado

d - Análise de mercado de colaboradores

e - Qualificação somente técnica dos colaboradores

Resposta:

A resposta correta é a opção a - Colaboradores e sua qualificação

profissional.

A competitividade global fez com que as empresas se preocupassem cada vez

mais com a qualificação profissional de seus colaboradores. Isso é essencial

para manter a competitividade e a relevância no mercado globalizado.

Portanto, as empresas estão focadas em investir na formação e

desenvolvimento de seus colaboradores. Peço desculpas pelo erro na minha

resposta anterior. Obrigado por me corrigir.

Pergunta

04 O conhecimento que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na

cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a

outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa, como

“know-how”:

a - Qualificação profissional

b - Ações intelectuais

c - Tácito

d - Explícito

e - Competências

Resposta:

A resposta correta é a opção c - Tácito.

O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida e

que está na cabeça das pessoas. Geralmente, é difícil de ser formalizado ou

explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma

pessoa, como o "know-how". Esse tipo de conhecimento é adquirido através

da experiência e da prática, e é fundamental para a inovação e a vantagem

competitiva nas organizações.

Pergunta

05 As formas de conhecimento que estão presentes nas organizações, elas se

complementam e a interação entre elas é a principal maneira de se criar

conhecimento, no âmbito organizacional considera:

a - Aprendizagem através de treinamento

b - Através da observação somente

c - Aprendendo e ressignificando (Tácito e Explícito)

d - Apenas por manuais e livros

e - Espelhando no líder somente

Resposta:

A resposta correta é a opção c - Aprendendo e ressignificando (Tácito e

Explícito).

As formas de conhecimento que estão presentes nas organizações se

complementam e a interação entre elas é a principal maneira de se criar

conhecimento. Isso é especialmente verdadeiro quando se considera o

conhecimento tácito (aquele que é difícil de ser formalizado, subjetivo e

inerente às habilidades de uma pessoa) e o conhecimento explícito (aquele

que é facilmente articulado, codificado e compartilhado em formato formal). A

aprendizagem e a ressignificação desses dois tipos de conhecimento, através

de processos como socialização, externalização, combinação e internalização,

são fundamentais para a criação de conhecimento no âmbito organizacional.

Pergunta

06 (ENADE – adaptado) Às grandes mudanças nos cenários de atuação das

empresas em especial nesta Era da Informação e Conhecimento, nos permitem

imaginar que uma fonte de vantagem competitiva nas empresas é seu ativo

intangível ‘conhecimento’, e a efetiva gestão e aplicação deste ativo na

expectativa de sua conversão em resultados. O espiral do conhecimento é um

processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme

em uma empresa que gera conhecimento. Suas fases são fundamentais para

que o conhecimento possa ser observado, traduzido e renovado, assim temos

a necessidade de a organização completar o espiral, seguindo as fases que se

seguem:

I - Tácito para tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e

finalmente, do explícito ao tácito II – Tácito para explícito ao explícito ao tácito

ao explícito, e finalmente, do explícito ao explícito III - Explícito ao explícito, do

tácito ao explícito, e finalmente, do explícito ao tácito

É(são) verdadeira(s) as questões:

a - Somente a I correta

b - Alternativas II e III estão corretas

c - Somente a II correta

d - Somente a III correta

e - Todas estão corretas

Resposta:

A resposta correta é a opção a - Somente a I correta.

A espiral do conhecimento, proposta por Nonaka e Takeuchi, envolve quatro

fases de conversão do conhecimento: socialização (tácito para tácito),

externalização (tácito para explícito), combinação (explícito para explícito) e

internalização (explícito para tácito). Portanto, a sequência correta é: tácito

para tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e finalmente, do

explícito ao tácito, que corresponde à alternativa I. As outras alternativas não

representam corretamente a espiral do conhecimento

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