Pergunta
01 É um objetivo da Avaliação de desempenho:
a - Estruturar a área de cargos e salários, visando
melhorias no setor
b - Melhoria nos processos organizacionais de uma forma
geral
c - Desenvolver profissionais com a única certeza da mudança
constante,
atualização profissional tornando-se uma obrigação
d - Atuar na questão comportamental dos colaboradores
especificamente,
deixando a competência técnica para desenvolvimento do RH
e - Dar feedbacks consistentes aos colaboradores para que se
estabeleça uma
relação de desenvolvimento
Resposta:
A avaliação de desempenho tem vários objetivos, e todos os
itens
mencionados podem ser considerados parte deles. No entanto,
a opção que
mais se destaca como um objetivo central da avaliação de
desempenho é a
opção e - Dar feedbacks consistentes aos colaboradores para
que se
estabeleça uma relação de desenvolvimento. Isso porque o
feedback é uma
ferramenta essencial para o desenvolvimento contínuo dos
colaboradores e
para a melhoria do desempenho organizacional. As outras
opções também
são relevantes, mas podem ser vistas como resultados ou
métodos da
avaliação de desempenho, em vez de seus objetivos
principais.
Pergunta
de agora em diante responda a letra correta antes da
explicação
Resposta:
Entendido! Vou responder com a letra correta antes da
explicação nas
próximas perguntas.
Pergunta
02 Sobre a história da Avaliação de desempenho considere as
afirmações:
I - A primeira abordagem de gestão de desempenho surgiu com
a definição
de padrões de avaliação dentro do contexto da administração
científica
proposta por Taylor no início dos anos 1900 II -
Basicamente, o desempenho
dos funcionários era medido da mesma forma como o desempenho
de
máquinas. O foco para alcançar bons resultados no processo
de produção era
avaliar padrões de produtividade, qualidade e tempo levado
em execução III -
Em 1954 surgiu o conceito de Administração por objetivos
(APO) de Peter
Drucker e logo foi adotado por várias organizações. Com
isto, a Avaliação de
Desempenho dos funcionários começou a ser estruturada com
base nos
objetivos definidos pela empresa
É (são) verdadeira(s):
a - Somente a I
b - I e II
c - I, II e III
d - I e III
e - II e III
Resposta:
c - I, II e III
Todas as afirmações são verdadeiras. A avaliação de
desempenho tem suas
raízes na administração científica de Taylor, onde o
desempenho dos
funcionários era medido de maneira semelhante ao desempenho
das
máquinas (I e II). Posteriormente, com a introdução da
Administração por
Objetivos (APO) por Peter Drucker em 1954, a avaliação de
desempenho
começou a ser estruturada com base nos objetivos definidos
pela empresa
(III).
Pergunta
03 Não é um objetivo da avaliação de desempenho:
a - Oferecer aos funcionários a oportunidade de realizar uma
discussão
frequente com seu gerente sobre seus comportamentos, seu
desempenho e
suas competências no período
b - Fornecer ao gerente uma forma de visualizar os pontos
fortes e fracos de
cada colaborador
c - Mostrar de forma objetiva quais são os pontos que o
colaborador precisa
melhorar e isso auxilia o gestor a implementar um programa
de treinamento
personalizado e de mudança de hábitos
d - Atuar somente no presente da avaliação, desprezando o
histórico de
desempenho do empregado
e - Ajustar o perfil do empregado ao seu local de trabalho
para que ele tenha
uma maior identificação dentro de sua função
Resposta:
d - Atuar somente no presente da avaliação, desprezando o
histórico de
desempenho do empregado
A avaliação de desempenho não deve se concentrar apenas no
presente,
desprezando o histórico de desempenho do empregado. É
importante
considerar o desempenho passado para entender a trajetória
de
desenvolvimento do empregado e identificar padrões de
comportamento. As
outras opções são objetivos típicos da avaliação de
desempenho.
Pergunta
04 A avaliação de desempenho agrega muitos negócios a
empresa, sobre este
tema considere:
I - Além de atuar na criação de um plano de desenvolvimento
dos
colaboradores, a Avaliação de Desempenho é uma excelente
forma de
encontrar os talentos contratados da empresa e, dentro do
sistema, fazer com
que eles sejam retidos e se desenvolvam cada vez mais II -
Pode ser uma
ótima forma de planejar a carreira e as sucessões, assim
como o plano de
recompensas, treinamentos e bonificações para melhorar o
engajamento e a
motivação das equipes III – A avaliação jamais poderá ser
usada para executar
desligamentos, mesmo que identifique queda de desempenho por
parte do
empregado
É (são) verdadeira(s):
a - Somente a I
b - I e II
c - I, II e III
d - I e III
e - II e III
Resposta:
b - I e II
As afirmações I e II são verdadeiras. A avaliação de
desempenho é uma
ferramenta valiosa para o desenvolvimento de colaboradores,
a retenção de
talentos, o planejamento de carreira e sucessões, e a
implementação de
planos de recompensas, treinamentos e bonificações. No
entanto, a afirmação
III não é correta. Embora a avaliação de desempenho não deva
ser usada
como a única ferramenta para tomar decisões de desligamento,
ela pode
identificar problemas de desempenho que, se não forem
resolvidos, podem
levar a um desligamento.
Pergunta
05 A cultura de alto desempenho pode ser definida como o
conjunto de
comportamentos que levam a organização a ter resultados
superiores. Sobre o
tema considere as afirmativas:
I - Para atingir a cultura de alta performance, é preciso
que as ações estejam
alinhadas aos objetivos da empresa e também às demandas do
mercado
moderno II - Para implementar a cultura de alta performance,
é preciso criar
um ambiente estimulante para que os colaboradores se
desenvolvam III –
Também é necessário encorajar a inovação constante,
trabalhar a agilidade,
comunicação entre profissionais de diferentes áreas,
reconhecer o bom
trabalho, valorizar a cultura organizacional, entre outros
pontos
É (são) verdadeira(s):
a - Somente a I
b - I e II
c - I, II e III
d - I e III
e - II e III
Resposta:
c - I, II e III
Todas as afirmações são verdadeiras. Para atingir e
implementar uma cultura
de alto desempenho, é essencial que as ações estejam
alinhadas com os
objetivos da empresa e as demandas do mercado moderno (I),
que seja criado
um ambiente estimulante para o desenvolvimento dos
colaboradores (II), e
que seja encorajada a inovação constante, a agilidade, a
comunicação entre
profissionais de diferentes áreas, o reconhecimento do bom
trabalho e a
valorização da cultura organizacional, entre outros pontos
(III).
Pergunta
06 (ENADE – adaptado) O desempenho é uma consequência do
estado
motivacional e do esforço individual para realização da
tarefa. O indivíduo ao
interpretar o resultado alcançado ao final de sua tarefa
sente-se satisfeito ou
não. É esse grau de satisfação que lhe foi provocado, sendo
grande, pequeno
ou nulo, realimenta a motivação positiva ou negativamente
para realização de
uma nova tarefa. Existe uma série de benefícios envolvidos
na implementação
da cultura de alta performance, o que só reforça a
importância dela para a
organização. Podemos considerar o aumento na taxa de
retenção de talentos
como um benefício direto resultante desta cultura?
a - Não, a retenção de talentos passa por questões de
benefícios físicos como
Vale transporte e Assistência médica
b - Pode ser considerado como benefício direto, visto que
cultura de alta
performance implica em desenvolvimento de pessoas
c - Pode ser considerado desde que haja um processo de metas
exclusivamente individuais programado
d - Retenção de talentos é algo em desuso no mercado de
trabalho, visto que
a carreira pertence ao colaborador somente
e - Não o processo de retenção não sofrerá nenhum aumento em
sua taxa
devido a cultura de alta performance existir
Resposta:
b - Pode ser considerado como benefício direto, visto que
cultura de alta
performance implica em desenvolvimento de pessoas
A cultura de alta performance pode, de fato, levar a um
aumento na taxa de
retenção de talentos. Isso ocorre porque essa cultura
implica no
desenvolvimento contínuo dos colaboradores, o que pode
aumentar a
satisfação no trabalho e, consequentemente, a retenção de
talentos. Portanto,
o aumento na taxa de retenção de talentos pode ser
considerado um
benefício direto resultante da implementação de uma cultura
de alta
performance.
Pergunta
01 Cultura organizacional é o conjunto de pressupostos
básicos que um grupo
inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar
com os
problemas de adaptação externa e integração interna e que
funcionaram bem
o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a
novos membros
como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em
relação a esses
problemas. Qual a implicação da cultura de uma empresa na
avaliação de
desempenho?
a - A cultura implica diretamente no estilo de avaliação de
desempenho que a
empresa adotará, modificando a cultura existente para uma
cultura de
desempenho e alta performance
b - Implica na mudança do processo de classificação das
competências da
empresa, e naturalmente dos profissionais que atuam nela
c - A cultura de uma organização tem uma posição secundária
em relação a
avaliação de desempenho, sendo o mais importante o
gerenciamento e
performance dos resultados
d - A cultura irá alterar a maneira exclusivamente na
aplicação de uma
avaliação de desempenho, se será no papel ou via sistema
previamente
contratado
e - A cultura inicia com o fundador, e a maneira como será
aplicada depende
exclusivamente dele
Resposta:
a - A cultura implica diretamente no estilo de avaliação de
desempenho que a
empresa adotará, modificando a cultura existente para uma
cultura de
desempenho e alta performance
A cultura organizacional de uma empresa tem um impacto
direto no estilo de
avaliação de desempenho que a empresa adotará. Uma cultura
forte pode
ajudar a impulsionar o desempenho e a alta performance,
incentivando os
funcionários a se alinharem com os valores e objetivos da
empresa. Portanto,
a avaliação de desempenho pode ser vista como uma extensão
da cultura
organizacional da empresa.
Pergunta
02 Clifford Geertz (2001) identifica-a como um conjunto de
conceitos e
símbolos que pautam os comportamentos humanos, perceptíveis
no
momento em que se comunicam e passam seu conhecimento sobre
as
atitudes em vida. Assim, a cultura, nos seus aspectos
gerais, envolve a
capacidade humana de convivência em grupo e de atribuir
sentido às
múltiplas dimensões da vida cotidiana, costurada por enredos
e significações
do homem no seu tempo histórico. Sobre a camada “valores” na
esfera da
cultura organizacional, considere as sentenças:
I - A análise em camadas permite um mapeamento mais profundo
da cultura,
reduzindo sua subjetividade II - Incoerências entre a
estratégia definida e a
cultura vigente indicam necessidade de ajuste somente na
camada de Heróis
III - Nos valores que constituem a essência da cultura
organizacional
É (são) verdadeira (s):
a - Somente a I
b - Somente a II
c - Somente a III
d - I, II e III;
e - I e III
Resposta:
e - I e III
A afirmação I é verdadeira, pois a análise em camadas
permite um
mapeamento mais profundo da cultura, reduzindo sua
subjetividade. A
afirmação III também é verdadeira, pois os valores realmente
constituem a
essência da cultura organizacional. No entanto, a afirmação
II não é
totalmente precisa. Embora as incoerências entre a
estratégia definida e a
cultura vigente possam indicar a necessidade de ajustes,
esses ajustes não se
limitam apenas à camada de Heróis. Eles podem envolver
várias camadas da
cultura organizacional.
Pergunta
03 “Outra consequência bem fundamentada são os benefícios em
relação às
partes interessadas no negócio. Um estudo desenvolvido na
Texas Christian
University, que se baseou na correlação entre satisfação dos
colaboradores,
lealdade e lucro, constatou os impactos de uma cultura
forte. Nas conclusões,
o artigo aponta para a importância de alocar investimentos
na construção e
manutenção de uma cultura organizacional positiva. A prática
seria um meio
para que os colaboradores se sintam valorizados e sejam
capazes de entregar
serviços de excelência para os consumidores — de onde viria
o retorno em
termos de satisfação e receita”. Fonte:
https://www.gupy.io/blog/cultura[1]organizacional
Sobre cultura organizacional considere as sentenças:
I - Cultura de um grupo pode ser definida como um padrão de
suposições
básicas compartilhadas, que foi aprendido pelo grupo à
medida que
solucionava seus problemas de adaptação externa e de
integração interna.
este padrão, ao ter funcionado bem o suficiente para ser
considerado válido, é
ensinado aos novos membros como o modo correto de perceber,
pensar e
sentir-se em relação a estes problemas II - Identifica-a
como um conjunto de
conceitos e símbolos que pautam os comportamentos humanos,
perceptíveis
no momento em que se comunicam e passam seu conhecimento
sobre as
atitudes em vida III - Assim, a cultura, nos seus aspectos
gerais, envolve a
capacidade humana de convivência em grupo e de atribuir
sentido às
múltiplas dimensões da vida cotidiana, costurada por enredos
e significações
do homem no seu tempo histórico
É (são) verdadeira (s):
a - Somente a I
b - Somente a II
c - Somente a III
d - I, II e III;
e - I e III
Resposta:
d - I, II e III
Todas as afirmações são verdadeiras. A cultura de um grupo
(I) pode ser
definida como um padrão de suposições básicas
compartilhadas, que foi
aprendido pelo grupo à medida que solucionava seus problemas
de
adaptação externa e de integração interna. A cultura
organizacional também é
identificada como um conjunto de conceitos e símbolos que
pautam os
comportamentos humanos (II), perceptíveis no momento em que
se
comunicam e passam seu conhecimento sobre as atitudes em
vida. Além
disso, a cultura, nos seus aspectos gerais, envolve a
capacidade humana de
convivência em grupo e de atribuir sentido às múltiplas
dimensões da vida
cotidiana (III), costurada por enredos e significações do
homem no seu tempo
histórico.
Pergunta
04 A fundamentação teórica de cultura organizacional foi
construída de forma
multidisciplinar em áreas como a Psicologia Social,
Antropologia e
Administração de Empresas. Neste contexto, a Administração
de empresas
contribuiu:
a - Ajudou a diferenciar culturas, entender os manejos,
crenças, rituais, jogos,
obras de arte, linguagem, etc
b - O interacionismo simbólico, cultura entendida como
produto de interação
continuada
c - Teoria do papel (função), os atores do seu destino,
ativos e construtivos no
mundo organizacional
d - Colaborou com a formação de organogramas que facilitam a
identificação
de pessoas nas áreas
e - Segundo a Administração de empresas, a cultura pode ser
gerenciada
Resposta:
e - Segundo a Administração de empresas, a cultura pode ser
gerenciada
A Administração de Empresas contribuiu para a teoria da
cultura
organizacional com a ideia de que a cultura pode ser
gerenciada. Isso implica
que os líderes e gestores podem influenciar a cultura
organizacional através
de suas ações e decisões, ajudando a moldar os valores,
normas e
comportamentos dentro da organização. As outras opções
também são
importantes aspectos da cultura organizacional, mas não são
contribuições
específicas da Administração de Empresas.
Pergunta
05 São pessoas, vivas ou não mais, reais ou imaginárias, que
possuem
características altamente valorizadas, modelos de
comportamento, fonte de
inspiração. Qual aspecto da cultura estamos nos referindo?
a - Heróis
b - Símbolos
c - Rituais
d - Líderes
e - Valores
Resposta:
a - Heróis
Estamos nos referindo aos "Heróis". Na cultura
organizacional, os heróis são
pessoas, vivas ou não, reais ou imaginárias, que possuem
características
altamente valorizadas e servem como modelos de
comportamento. Eles são
uma fonte de inspiração para os membros da organização.
Pergunta
06 (ENADE – adaptado) Outra perspectiva de compreensão
multinível da
cultura organizacional se dá por meio da caracterização de
níveis centrais,
intermediários e periféricos. Metodologia utilizada para
obter melhores e mais
profundas análises a respeito do modelo instituído e sua
respectiva fase no
contexto organizacional. Seu processo deve ser estabelecido
com critérios
específicos e com ferramentas assertivas na sua avaliação.
Dentre os níveis
conhecidos e estruturados temos a seguinte definição:
“Constitui nível
intermediário de padrões e hábitos razoavelmente
estabelecidos. Aqui são
comuns as contradições entre o que é dito e o que é feito”.
Assim temos como
encontrar definição precisa desta fase na etapa:
a - Endocultura, fase da cultura já estabelecida na
organização
b - Mesocultura, cultura em formação
c - Exocultura, embrionária, ainda em formação cultural
d - Rituais, previamente estabelecidos como gritos de
guerra, reuniões diárias,
festas, etc
e - Valores, profundamente iniciamos com os fundadores e
transmitidos para
toda empresa
Resposta:
b - Mesocultura, cultura em formação
A descrição dada se refere à "Mesocultura", que é
a fase intermediária de uma
cultura organizacional em formação. Nesta fase, os padrões e
hábitos estão
razoavelmente estabelecidos, mas ainda podem existir
contradições entre o
que é dito e o que é feito. É um estágio de transição entre
a Exocultura
(cultura embrionária) e a Endocultura (cultura já
estabelecida na organização).
Pergunta
01 Outro tipo de Avaliação de Desempenho é o chamado 360º.
Que é um
modelo de avaliação funcional, onde o profissional é
avaliado por uma série
de avaliadores, é uma metodologia atual mas possui seus
riscos. Considere as
afirmações:
I – É um modelo de avaliação funcional, onde o profissional
é avaliado por
uma série de avaliadores, tais como a chefia imediata, os
colegas de trabalho,
os subordinados e até os clientes da empresa II – Aplicada
geralmente em
empresas de grande porte, onde a maturidade profissional é
tida como
positiva, permitindo feedbacks diretos e assertivos III –
Neste tipo de avaliação
o gestor é fundamental pois após a pesquisa gera-se um plano
de
desenvolvimento individual, com feedbacks constantes, não
devendo esperar
a próxima avaliação para que esses feedbacks sejam aplicados
É (são) verdadeira(s):
a - Somente a I
b - Somente a II
c - I e II
d - I, II e III
e - I e III
Resposta:
d - I, II e III
Todas as afirmações são verdadeiras. A Avaliação de
Desempenho 360º é um
modelo funcional onde o profissional é avaliado por uma
série de avaliadores,
incluindo a chefia imediata, colegas de trabalho,
subordinados e até clientes
da empresa (I). Geralmente é aplicada em empresas de grande
porte, onde a
maturidade profissional é valorizada e permite feedbacks
diretos e assertivos
(II). Além disso, neste tipo de avaliação, o papel do gestor
é fundamental para
gerar um plano de desenvolvimento individual após a
pesquisa, fornecendo
feedbacks constantes e não esperando a próxima avaliação
para aplicá-los (III).
Pergunta
02 Muitas críticas são feitas à avaliação de desempenho, o
que afeta
sensivelmente a eficácia de sua implementação, colocando em
análise sua
eficácia e verdadeiro valor para a organização. Sobre estas
críticas considere:
I – O processo de avaliação de desempenho se reduz apenas ao
preenchimento de formulários e não à avaliação objetiva e
crítica II – Notória
ausência de planejamento por parte das empresas para
execução das
avaliações, seguido da falta de treinamento para aplicação,
interferindo
diretamente no resultado III – A avaliação de desempenho,
está baseada em
fatores que não estão relacionados ao cargo específico, o
que desnorteia o
profissional no momento da realização da mesma
É (são) Correta(s):
a - I e II
b - I, II e III
c - I e III
d - I somente
e - II e III
Resposta:
b - I, II e III
Todas as afirmações são corretas. A avaliação de desempenho
é
frequentemente criticada por se reduzir apenas ao
preenchimento de
formulários, sem uma avaliação objetiva e crítica (I). Além
disso, muitas
empresas não planejam adequadamente a execução das
avaliações e não
fornecem treinamento adequado para a aplicação, o que pode
interferir
diretamente nos resultados (II). Por fim, a avaliação de
desempenho pode ser
baseada em fatores que não estão relacionados ao cargo
específico, o que
pode confundir o profissional no momento da realização da
avaliação (III).
Pergunta
03 O RH é responsável pela Avaliação de Desempenho na
empresa. Numa
organização que nunca teve em sua metodologia esse processo,
alguns
passos devem inicialmente ser adotados. Considere as
sentenças:
I – O passo inicial é capacitar os gestores no conceito de
gestão por
competências, feedback e acompanhamento diário de seus
colaboradores II –
É importante frisar que cada organização deve ter seu grupo
de competências
mapeado, independentemente de estarem alinhadas à missão,
visão e valores
da cada organização, esse processo cabe à cultura da
empresa, e por ela deve
ser considerada III – As metodologias devem ser definidas,
podendo a
empresa iniciar já numa metodologia 180° mais atual, ou numa
como a
escolha forçada, mais fácil e abrange a maioria das culturas
do Brasil
É (são) Correta(s):
a - I e II
b - I, II e III
c - I e III
d - I somente
e - II e III
Resposta:
a resposta para a pergunta é a opção "d - I
somente"
A afirmação I é correta, pois o passo inicial para
implementar a Avaliação de
Desempenho é capacitar os gestores no conceito de gestão por
competências,
feedback e acompanhamento diário de seus colaboradores.
A afirmação II não é totalmente precisa. Embora cada
organização deva ter
seu grupo de competências mapeado, essas competências devem
estar
alinhadas à missão, visão e valores da organização, e não
independentemente
delas. Portanto, as afirmações I e III são corretas.
III – Verdadeiro. A avaliação de desempenho facilita a
evolução no nível de
comunicação entre o gestor e os colaboradores, favorecendo a
evolução da
equipe.
IV – Não foi mencionado na pergunta, portanto, não pode ser
considerado na
resposta. Embora seja verdade que a avaliação de desempenho
possa
aumentar a competitividade e o comprometimento dos
colaboradores, essa
afirmação não foi incluída nas opções de resposta. Portanto,
a opção correta é
a que inclui as afirmações I, II e III.
Pergunta
05 “Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as
linhas representam os
fatores de avaliação de desempenho e as colunas representam
os graus de
avaliação dos fatores. Os fatores são selecionados para
definir as qualidades a
serem avaliadas”. Estamos tratando de qual metodologia?
a - Escolha forçada
b - Auto Avaliação
c - Avaliação 180
d - Escala gráfica
e - Avaliação por competência
Resposta:
A resposta correta é d - Escala gráfica.
Explicação:
A metodologia da Escala Gráfica é uma das mais tradicionais
e utilizadas na
avaliação de desempenho. Ela utiliza um formulário de dupla
entrada, onde as
linhas representam os fatores de avaliação de desempenho
(como
competência, produtividade, relacionamento interpessoal,
etc.) e as colunas
representam os graus de avaliação desses fatores (como
insatisfatório, regular,
bom, muito bom, excelente). Assim, os avaliadores marcam o
ponto que
melhor representa o desempenho do colaborador para cada
fator. É uma
metodologia simples e fácil de ser aplicada, mas requer que
os fatores de
avaliação sejam bem definidos e que os avaliadores sejam
treinados para
evitar vieses e injustiças.
Pergunta
06 (ENADE – adaptado) Numa empresa de médio porte, do
segmento de
varejo, os gestores de RH tiveram no ano passado um grande
desafio imposto
pelo presidente da organização: implantar a avaliação de
desempenho. É de
conhecimento instituído que a avaliação deve começar com
informações mais
simples, até para que a cultura de avaliar pessoas possa ser
estabelecida,
evitando causar receios e medos nos colaboradores. Feito
isso, após a
primeira aplicação de ordem mais simplória (método utilizado
foi a escala
gráfica) seguiram para uma segunda aplicação, agora um pouco
mais
complexa. Seguindo a regra que se estabelece na literatura
moderna a
respeito da avaliação de desempenho, assim como a
necessidade do mercado,
os gestores terão novo desafio: Aplicar uma metodologia mais
atuante e que
permita “um passo seguinte” nesta implantação. Qual
metodologia de acordo
com as aulas e texto deve ser aplicada?
a - Auto Avaliação por ser simples, mas já numa escala
moderna de conceito
b - Escolha forçada, metodologia mais utilizada nas empresas
atualmente
c - Avaliação 180, na escala de modernidade é a primeira
sugestão
d - Avaliação 360, complexa e ousada, mas cabível após a
escala gráfica
e - Avaliação por resultados, primeira a ser utilizada como
ferramenta
moderna e atuante
Resposta:
A resposta correta é c - Avaliação 180.
Explicação:
A Avaliação 180 graus é um método de avaliação de desempenho
que envolve
tanto o gestor quanto o próprio colaborador. Este método é
considerado um
"passo seguinte" após a implementação da Escala
Gráfica, pois adiciona uma
camada adicional de feedback ao processo.
Na Avaliação 180 graus, o colaborador realiza uma
autoavaliação e também é
avaliado pelo seu gestor direto. Isso permite uma visão mais
completa do
desempenho do colaborador, pois inclui tanto a perspectiva
do gestor quanto
a autopercepção do colaborador.
Este método é especialmente útil para identificar
discrepâncias entre a
percepção do gestor e a autopercepção do colaborador, o que
pode levar a
discussões produtivas e planos de desenvolvimento mais
eficazes. No entanto,
assim como a Avaliação 360 graus, a Avaliação 180 graus
requer uma cultura
de feedback bem estabelecida para ser eficaz.
Portanto, a Avaliação 180 graus seria um "próximo
passo" apropriado após a
implementação inicial da Avaliação de Desempenho usando a
Escala Gráfica,
antes de passar para métodos mais complexos como a Avaliação
360 graus.
Pergunta
Sobre o aprendizado cerebral, é verdadeiro afirmar que:
a - Quando se está realizando uma tarefa, usam-se algumas
regiões apenas do
cérebro
b - A repetição não é um bom processo de aprendizagem, ela
desgasta e
“cansa” o cérebro
c - Aprender é uma tarefa iniciada a partir dos 6 anos de
idade quando o
cérebro está “maduro” o suficiente
d - Nosso cérebro coordena um complexo conjunto de ações que
envolvem
funções motoras, processamento visual e auditivo,
habilidades de linguagem
verbal, e outros
e - Aprender é instintivo, aprendemos somente o que passa
principalmente
pelo fazer, logo a parte tátil
Resposta:
A resposta correta é:
d - Nosso cérebro coordena um complexo conjunto de ações que
envolvem
funções motoras, processamento visual e auditivo,
habilidades de linguagem
verbal, e outros.
Esta afirmação é verdadeira e reflete corretamente a
complexidade e a
versatilidade do nosso cérebro. As outras opções contêm
informações
parcialmente corretas ou incorretas.
Fontes
1. Funções cognitivas e executivas do cérebro: Entenda a
diferença
2. Cérebro: função, desenvolvimento, divisão - Brasil Escola
3. Repita a aprendizagem: características, vantagens,
desvantagens
4. Poder da Repetição no Aprendizado e Memorização
5. O que crianças de 6 anos aprendem - Guiainfantil.com
Brasil
6. O que crianças de 6 anos aprendem - Guiainfantil.com
Brasil
7. Nós temos o poder de esculpir nosso cérebro - A mente é
maravilhosa
8. Pilares da Educação: aprender a fazer - Marista Lab
9. Neurociência da atenção: Entendendo o foco cerebral
10. Mecanismos Neurológicos da Aprendizagem: Como o Cérebro
Aprende
11. Cérebro - Distúrbios cerebrais, da medula espinal e dos
nervos - Manual ...
12. O Cérebro - Oswaldo Cruz Foundation
13. Repita a aprendizagem: características, vantagens,
desvantagens
14. Repetição: O que é, significado - Resumos Só Escola
15. Cérebro - Distúrbios cerebrais, da medula espinal e dos
nervos - Manual ...
16. Cérebro - Toda Matéria
17. Diferenças entre Comportamento Instintivo e
Comportamento Aprendido ...
18. Pilares da Educação: aprender a fazer - Marista Lab
19. Motivação: Aprender, desaprender, reaprender - e-docente
20. Ensinar é uma das melhores formas de aprender. Entenda!
21. Marcos do desenvolvimento infantil de 6 a 9 anos | Blog
Leiturinha
22. Criança de 6 anos: o que acontece no cérebro nesta fase?
23. https://bing.com/search?q=
Pergunta
02 Sobre Mielinização considere:
I – A mielinização ocorre naturalmente, em especial na vida
adulta, quando o
cérebro tem mais facilidade em formar novas ligações entre
neurônios II –
Essa substância gordurosa, é a responsável pelo impulso
elétrico saltar de um
nódulo para outro, ao invés de ter que viajar a distância
inteira do axônio III –
Ela que permite a agilidade da comunicação neural,
permitindo assim que
com a prática de alguma atividade específica, como por
exemplo, lances de
basquete, ao longo do tempo aja um aumento da quantidade de
mielina no
cérebro potencializando a velocidade e a força desse,
proporcionando que a
atividade se torne mais fácil e eficaz
É(são) verdadeira(s):
a - Somente a I
b - I, II e III
c - I e III
d - II e III
e - Somente a II
Resposta:
A resposta correta é a alternativa d - II e III.
Agora, vamos analisar cada uma das afirmações:
I – A mielinização ocorre naturalmente, mas não é
especialmente na vida
adulta que o cérebro tem mais facilidade em formar novas
ligações entre
neurônios. Na verdade, a mielinização começa muito cedo,
apenas no
segundo trimestre da gravidez, e dura a vida toda91213.
Portanto, essa afirmação
é falsa.
II – Essa substância gordurosa, a mielina, é a responsável
pelo impulso elétrico
saltar de um nódulo para outro, ao invés de ter que viajar a
distância inteira
do axônio478
. Isso é conhecido como condução saltatória e permite que os
impulsos nervosos se propaguem mais rapidamente. Portanto,
essa afirmação
é verdadeira.
III – A mielina permite a agilidade da comunicação neural.
Com a prática de
alguma atividade específica, como por exemplo, lances de
basquete, ao longo
do tempo pode haver um aumento da quantidade de mielina no
cérebro
potencializando a velocidade e a força desse, proporcionando
que a atividade
se torne mais fácil e eficaz123
. Portanto, essa afirmação é verdadeira.
Fontes
1. Mielinização: o que é e como afeta o sistema nervoso
2. O que acontece com seu cérebro quando Pergunta aprende
algo - HypeScience
3. O que é mielinização?
4. Bainha de mielina: Função, células e papel na mielinizaçã
- Kenhub
5. Condução do estímulo nervoso - Só Biologia
6. Mielina: funções, treinamento, estrutura -
Maestrovirtuale.com
7. Sinapse neural: estrutura, tipos e como funciona
8. Tipos de sinapses: a incrível comunicação neuronal
9. Transmissão Sináptica - Projetando Neurociência
10. Questões sobre Sistema Nervoso e Neurônio -
VestibulandoWeb
11. Mielina: funções, treinamento, estrutura -
Maestrovirtuale.com
12. Mielinização: o que é e como afeta o sistema nervoso
13. A Mielinização | Cérebro Adolescente
14. https://bing.com/search?q=
15. https://correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e[1]saude/2017/05/31/interna_ciencia_saude,599187/a-esclerose-multipla-e-a-pista-da-reparacao-dos[1]neuronios
Pergunta
03 Sobre memória e aprendizado considere:
I – Aprendizagem é o processo por meio do qual nós e outros
animais
adquirimos conhecimento sobre o mundo e memória é a retenção
ou
armazenamento desse conhecimento II - A memória, portanto,
consiste em
um conjunto de procedimentos que permite compreender o
mundo, levando
em conta o contexto atual e as experiências individuais, o
acervo de nossas
memórias faz com que cada um de nós seja o que é: um
indivíduo, um ser
para o qual não existe outro idêntico III - Nós Seres
Humanos somos o que
lembramos e também somos aquilo que não queremos lembrar.
Cada
indivíduo é único, é quem é porque tem suas próprias
memórias
É(são) verdadeira(s):
a - Somente a I
b - I, II e III
c - I e III
d - II e III
e - Somente a II
Resposta:
A resposta correta é a alternativa b - I, II e III.
Agora, vamos analisar cada uma das afirmações:
I – Aprendizagem é o processo por meio do qual nós e outros
animais
adquirimos conhecimento sobre o mundo e memória é a retenção
ou
armazenamento desse conhecimento4567
. Portanto, essa afirmação é
verdadeira.
II - A memória, portanto, consiste em um conjunto de
procedimentos que
permite compreender o mundo, levando em conta o contexto
atual e as
experiências individuais, o acervo de nossas memórias faz
com que cada um
de nós seja o que é: um indivíduo, um ser para o qual não
existe outro
idêntico12
. Portanto, essa afirmação é verdadeira.
III - Nós Seres Humanos somos o que lembramos e também somos
aquilo que
não queremos lembrar. Cada indivíduo é único, é quem é
porque tem suas
próprias memórias10111314. Portanto, essa afirmação é
verdadeira.
Fontes
1. Processo de aprendizagem: entenda o que é e as diferentes
teorias
2. O que é a Aprendizagem? - Educador Brasil Escola
3. Memória e aprendizagem – REDENEURO: Rede de Estudos em
Neuroeducação
4. Memória e aprendizagem – REDENEURO: Rede de Estudos em
Neuroeducação
5. A memória: definição, tipos, exercícios e avaliação -
NeuronUP
6. Memória humana – Wikipédia, a enciclopédia livre
7. Somos o que Lembramos e Também o que Resolvemos Esquecer
8. Iván Izquierdo: Lembranças e omissões : Revista Pesquisa
Fapesp
9. Não somos apenas o que pensamos ser.... Sigmund Freud
10. Nossas memórias nos tornam únicos | Nosso Bem Estar
11. Conheça os 4 Tipos de MEMÓRIA HUMANA - Psicologia-Online
12. Qual a importância da memória no processo de
aprendizagem?
13. Aprendizagem - Educação e Psicopedagogia - InfoEscola
14. Não somos apenas o que pensamos ser.... Sigmund Freud
15. http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-12472012000200012
16. https://bing.com/search?q=
Pergunta
04 As memórias são feitas por células nervosas (neurônios),
se armazenam em
redes de neurônios e são evocadas pelas mesmas redes
neuronais ou por
outras. Quais as etapas para o bom funcionamento da memória?
a - Codificação, armazenamento, evocação e ação
b - Codificação, armazenamento e evocação
c - Armazenamento, evocação e decodificação
d - Decodificação e armazenamento
e - Decodificação somente
Resposta:
A resposta correta é a alternativa b - Codificação,
armazenamento e
evocação.
Agora, vamos analisar cada uma das etapas:
Codificação: É o primeiro estágio da memória, onde somos
expostos a informações de qualquer tipo,
pegamos as informações e começamos a processá-las de forma
visual, acústica e semântica12
.
Armazenamento: É a etapa onde as informações são
consolidadas e mantidas no cérebro. Existem
dois tipos principais de memória, memória de curto prazo
(STM) e memória de longo prazo (LTM). A
memória de curto prazo às vezes é chamada de memória ativa.
As informações que estão no STM
duram apenas até 30 segundos e a maioria dos adultos pode
armazenar de cinco a nove itens no STM.
Se a informação for tratada de alguma forma, ela pode se
tornar parte da memória de longo prazo1
.
Evoção/Recuperação: É o processo de acessar as informações
armazenadas na memória. As
informações no LTM podem durar anos ou mesmo por toda a
vida. As informações no LTM podem ser
recuperadas conforme necessário12
.
Fontes
1. Três estágios da memória em psicologia: explicação e
resumo
2. Neurociência e a memória: Entendendo o funcionamento
3. 11 dicas para melhorar a memória rápido - Tua Saúde
4. A neurociência da memória: Como o cérebro armazena
informações
5. Quais as 4 etapas da memória? - TodasAsRespostas.pt
Pergunta
05 O processo de armazenamento se inicia logo após o
registro do estímulo e
pode se estender por horas, dias, meses e anos. Esta
afirmação é sobre qual
etapa para o bom funcionamento da memória:
a - Codificação
b - Armazenamento
c - Evocação e decodificação
d - Decodificação
e - Nenhuma das etapas citadas
Resposta:
A resposta correta é a alternativa b - Armazenamento.
O processo de armazenamento se inicia logo após o registro
do estímulo e
pode se estender por horas, dias, meses e anos1
. Isso está relacionado à etapa
de armazenamento da memória, onde as informações são
consolidadas e
mantidas no cérebro1
.
Fontes
1. Qual é a diferença de memória e aprendizagem? -
Psicologia do ...
2. Compreendendo o esquecimento: teorias clássicas e seus
... - SciELO
3. As 5 fases da inflamação e os 5 sinais cardinais
4. A estimulação nervosa ou potencial de ação se inicia a
partir da ...
5. https://doi.org/10.1590/S0103-65642003000100008
Pergunta
06 (ENADE – adaptado) A neurociência atualmente integra uma
rede de
ciências que constrói um conhecimento que não se esgota, seu
termo reúne
diversas áreas do estudo do cérebro humano, estando
correlacionado com o
ensino e a aprendizagem. Dentro da neurociência, temos a
neurociência
cognitiva. A neurociência cognitiva tem o foco na
compreensão das atividades
cerebrais e nos processos de cognição, na qual elucida que a
aprendizagem
não decorre do simples armazenamento de dados e sim do
processamento e
elaboração das percepções no cérebro. Pessoas são o
resultado do que
lembram e também somos aquilo que não queremos lembrar. Cada
indivíduo
é único, é quem é porque tem suas próprias memórias. A esta
definição de
armazenamento de dados e processamento de informação pode
ser
considerado como:
a - Codificação de informações ao longo da vida
b - Armazenamento de dados de acordo com o interesse
estabelecido
c - Aprendizagem, processo por meio do qual nós e outros
animais
adquirimos conhecimento sobre o mundo
d - Memória destinada as informações decodificadas no
passado
e - Armazenamento, evocação e decodificação dos processos
neurais
Resposta:
A resposta correta é a alternativa c - Aprendizagem,
processo por meio do
qual nós e outros animais adquirimos conhecimento sobre o
mundo.
A neurociência cognitiva se concentra na compreensão das
atividades
cerebrais e nos processos de cognição. Ela esclarece que a
aprendizagem não
é apenas o resultado do armazenamento de dados, mas também
do
processamento e elaboração das percepções no cérebro12
. Portanto, a
aprendizagem pode ser considerada como o processo pelo qual
nós e outros
animais adquirimos conhecimento sobre o mundo, que é a
definição dada na
alternativa c.
Fontes
1. SciELO - Brasil - Memória Memória
2. Teoria do Processamento de Informação: Definição e
Exemplos
3. Introdução ao Armazenamento de Dados de Experimentos em
Neurociência
4. A neurociência da memória: Como o cérebro armazena
informações
5. A memória: definição, tipos, exercícios e avaliação -
NeuronUP
Pergunta
01 Ferramentas de aprendizagem organizacional são
instrumentos que
possibilitam conhecer, reter e transmitir conhecimentos,
estes que são os
grandes diferenciais do mundo competitivo organizacional.
Sobre Análise
Swot considere as afirmações:
I - SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths),
Fraquezas (Weakness),
Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) II – A
análise SWOT é
muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou
de novos
projetos, pois consiste na realização de um diagnóstico
completo sobre o
negócio e o ambiente que o cerca III – Sua metodologia cria
planos de ação,
checklist de tarefas a serem cumpridas
É (são) verdadeira(s):
a - I, II e III
b - I e II
c - II e III
d - Somente a I
e - Somente a II
Resposta:
A resposta correta para a pergunta é a alternativa b - I e
II.
A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico
que ajuda as
organizações a identificar suas Forças, Fraquezas,
Oportunidades e Ameaças.
Embora a análise SWOT possa informar o desenvolvimento de
planos de ação
e checklists de tarefas, essa não é sua principal função.
Portanto, a afirmação
III não é necessariamente verdadeira em todos os contextos.
Agradeço novamente por apontar a correção. Se tiver mais
perguntas ou
precisar de mais esclarecimentos, fique à vontade para
perguntar.
Fontes
1. Análise SWOT/FOFA: o que é e como usá-la (com exemplos) -
Asana
2. Análise SWOT: o que é e como usar (forças, fraquezas,
oportunidades e ...
3. O que significa a sigla SWOT? a. É uma sigla em inglês
que vem de ...
4. Análise SWOT (FOFA): o que é e como fazer - Conta Azul
Blog
5. Análise SWOT: O Que é e 4 Passos para Fazer - Tupiniquim
6. Análise SWOT: o que é, para que serve, benefícios da FOFA
- TOTVS
7. Matriz SWOT: como usar e suas vantagens | Endeavor Brasil
8. A análise SWOT é muito utilizada no planejamento
estratégico das ...
9. Modelos de plano de ação: confira exemplos e dicas de
como criar
10. Plano de ação: o que é, como fazer e o passo a passo
11. Como criar um plano de ação eficiente? - Lean Blog
12. 5 passos para criar um plano de ação para atingir metas
13. https://bing.com/search?q=
14. Análise SWOT (FOFA): o que é e como fazer - Conta Azul
Blog
15. Como Fazer Um Plano de Ação: Passo a Passo e Ferramentas
- Neil Patel
16. Análise SWOT: o que é e como usar (forças, fraquezas,
oportunidades e ...
Pergunta
02 Ainda sobre a Análise Swot, quando temos “melhor
atendimento, falta
experiência como gestor, sem processo na empresa”, estamos
tratando de
qual subsistema?
a - Força
b - Fraqueza
c - Melhorias
d - Oportunidades
e - Ameaças
Resposta:
A resposta correta é a letra b
Estamos falando de Fraquezas. Na Análise SWOT, "melhor
atendimento" pode
ser visto como uma força, mas "falta de experiência
como gestor" e "ausência
de processos na empresa" são tipicamente considerados
fraquezas. Fraquezas
são fatores internos que podem impedir ou retardar o
progresso de uma
organização. Elas são áreas onde a empresa pode melhorar e,
ao fazê-lo, pode
obter uma vantagem competitiva.
Pergunta
03 O Ciclo PDCA ou SDCA, significa Plan, Do, Check, Action.
Esse método tem
a função de garantir que a empresa organize seus processos,
não importando
a sua natureza. Sobre PDCA considere:
I – Na fase Planejar (Plan), temos os objetivos de cada
processo até chegar ao
produto/serviço final requerido pelo cliente, levando em
consideração a
política da empresa II - O uso do PDCA ajuda a executar os
serviços
estabelecidos no planejamento III - No gerenciamento de
processos, há dois
modelos que podem ser utilizados: gerenciamento da rotina,
gerenciamento
para melhoria e fixação de processos de aprendizagem
É (são) verdadeira(s):
a - I, II e III
b - I e II
c - II e III
d - Somente a I
e - Somente a II
Resposta:
A resposta correta é a letra a
Todas as afirmações são verdadeiras:
I – Na fase de Planejamento (Plan), definimos os objetivos
de cada processo
até chegar ao produto/serviço final requerido pelo cliente,
levando em
consideração a política da empresa.
II - O uso do PDCA ajuda a executar os serviços
estabelecidos no
planejamento.
III - No gerenciamento de processos, há dois modelos que
podem ser
utilizados: gerenciamento da rotina e gerenciamento para
melhoria. Esses
modelos ajudam a estabelecer e aprimorar os processos de
aprendizagem.
Portanto, as opções I, II e III são verdadeiras.
Pergunta
04 O BSC é uma ferramenta que auxilia as empresas a traduzir
a estratégia em
objetivos operacionais que direcionam comportamentos e
desempenho em
uma empresa. Sobre o BSC considere:
I - Cada uma dessas quatro perspectivas deve possuir seus
objetivos
estratégicos, que são interligados por relações de causa e
efeito II - Na
Perspectiva Financeira do BSC temos assuntos relativos ao
lucro e ao retorno
financeiro. Definindo objetivos financeiros para os próximos
25 anos III -
Perspectiva de processos internos, visa identificar os
processos que mais tem
impacto na organização e direcioná-los ao melhor desempenho
possível.
Estabelecimento de formas de fazer com que os processos
críticos (aqueles
que têm contato direto com o cliente) se tornem cada vez
melhores
É (são) verdadeira(s):
a - I, II e III
b - I e II
c - II e III
d - I e III
e - Somente a II
Resposta:
A resposta correta é a letra d.
I - É verdadeiro. No Balanced Scorecard (BSC), cada uma das
quatro
perspectivas deve possuir seus objetivos estratégicos, que
são interligados por
relações de causa e efeito.
II - Não é totalmente verdadeiro. Na Perspectiva Financeira
do BSC, lidamos
com assuntos relativos ao lucro e ao retorno financeiro. No
entanto, definir
objetivos financeiros para os próximos 25 anos pode não ser
prático ou
realista, pois as condições de mercado e a estratégia da
empresa podem
mudar.
III - É verdadeiro. A Perspectiva de Processos Internos visa
identificar os
processos que mais impactam a organização e direcioná-los ao
melhor
desempenho possível. Isso inclui o estabelecimento de formas
de melhorar os
processos críticos (aqueles que têm contato direto com o
cliente).
Portanto, as afirmações I e III são verdadeiras.
Pergunta
05 Sobre a ferramenta 5W2H considere:
I - Objetivo: trazer praticidade para executar um plano de
ação de qualidade e
que traga maior controle nas tarefas II - Tipo: metodologia
que cria planos de
ação, checklist de tarefas a serem cumpridas III -
Funcionalidades: fazer
perguntas em busca de respostas simples, evitar falhas na
comunicação,
otimizar o desempenho da equipe, organizar as funções e o
que cada um
deve executar
É (são) verdadeira(s):
a - Somente a I
b - I e II
c - II e III
d - I, II e III
e - Somente a II
Resposta:
A resposta correta é a letra d.
I - É verdadeiro. O objetivo da ferramenta 5W2H é trazer
praticidade para
executar um plano de ação de qualidade e que traga maior
controle nas
tarefas.
II - É verdadeiro. A ferramenta 5W2H é uma metodologia que
cria planos de
ação, checklist de tarefas a serem cumpridas.
III - É verdadeiro. As funcionalidades da ferramenta 5W2H
incluem fazer
perguntas em busca de respostas simples, evitar falhas na
comunicação,
otimizar o desempenho da equipe, organizar as funções e o
que cada um
deve executar.
Portanto, as afirmações I, II e III são verdadeiras.
Pergunta
06 (ENADE – adaptado) Kaplan e Norton propuseram então que
os
indicadores fossem analisados sobre algumas perspectivas:
Financeira, de
Clientes, de Processos Internos e de Aprendizado e
Crescimento. O BSC é uma
ferramenta que produz resultados ricos e assertivos,
proporcionando margem
para que a empresa possa tomar decisões assertivas e
estruturadas. Em uma
destas perspectivas, temos que aumentar os resultados em
15%, considerando
ainda ter 85% de aceitação sobre o produto e aumentar o
índice de satisfação,
desafios que o BSC propõe para melhor desempenho. Sendo
assim. Dentre as
perspectivas estabelecidas, está melhor se encaixa em qual
subsistema?
a - Perspectiva Financeira, visto que temos que aumentar
exclusivamente o
lucro
b - Perspectiva Visão, para chegarmos nos próximos 3, 5 e 10
atuantes no
mercado
c - Perspectiva Processos Internos visando colaboradores
atualizados
d - Perspectiva Aprendizado para ressignificar cada processo
realizado
e - Perspectiva do cliente, aumento sua base e garantindo
estabelecimento no
mercado
Resposta:
A resposta correta é a letra e.
Estamos falando da Perspectiva do Cliente no Balanced
Scorecard (BSC). Esta
perspectiva se concentra em aumentar a base de clientes e
garantir o
estabelecimento no mercado. O objetivo de aumentar os
resultados em 15%,
considerando ainda ter 85% de aceitação sobre o produto e
aumentar o índice
de satisfação, se encaixa bem nesta perspectiva. Estes são
desafios que o BSC
propõe para melhorar o desempenho e estão diretamente
relacionados à
satisfação e retenção do cliente.
Pergunta
01 A Gestão do Conhecimento faz fronteira com as diversas
áreas de
conhecimento das organizações, tais como:
a - Marketing, Mercadologia, Operações
b - Qualidade, Mercadologia, Operações
c - Planejamento, Mercadologia, Operações
d - Marketing, Mercadologia, Matriz de operações
e - Planejamento somente
Resposta:
A resposta correta é a opção c - Planejamento, Mercadologia,
Operações.
A Gestão do Conhecimento interage com várias áreas dentro de
uma
organização, incluindo:
Planejamento: A Gestão do Conhecimento pode ajudar a
definir estratégias e planos de ação com
base no conhecimento acumulado sobre o mercado, os clientes
e as operações internas.
Mercadologia: A Gestão do Conhecimento pode fornecer
insights valiosos sobre o mercado, incluindo
tendências emergentes, concorrência e oportunidades de
negócios.
Operações: A Gestão do Conhecimento pode melhorar a
eficiência operacional, identificando
melhores práticas e promovendo a sua adoção em toda a
organização.
Portanto, a Gestão do Conhecimento faz fronteira com o
Planejamento, a
Mercadologia e as Operações. Peço desculpas pelo erro na
minha resposta
anterior. Obrigado por me corrigir.
Pergunta
02 O mundo da globalização oferece, de um lado oportunidades
inéditas de
prosperidade econômica e por outro lado:
a - É extremamente exigente no preparo dos outros países
para usufruir das
novas oportunidades
b - É extremamente consciente no preparo dos outros países
para extinguir as
novas oportunidades
c - Não há exigência quando se trata de novas oportunidades
d - É extremamente resiliente com outros países para
usufruir das grandes
oportunidades
e - Observa somente o desenvolvimento do mercado local
Resposta:
A resposta correta é a opção a - É extremamente exigente no
preparo dos
outros países para usufruir das novas oportunidades.
A globalização oferece oportunidades sem precedentes para a
prosperidade
econômica. No entanto, também é extremamente exigente no
preparo dos
países para aproveitar essas novas oportunidades. Isso
significa que os países
precisam desenvolver infraestruturas adequadas, políticas
econômicas e
sociais eficazes, e sistemas educacionais que possam
preparar sua força de
trabalho para competir na economia global. Portanto, a
globalização pode ser
um desafio, mas também uma oportunidade para aqueles que
estão bem
preparados. As outras opções listadas não capturam
completamente a
natureza dual da globalização.
Pergunta
03 A competitividade devido à quebra de fronteiras tornou-se
universal,
fazendo com que as empresas se preocupassem cada vez mais
com os:
a - Colaboradores e sua qualificação profissional
b - Atividades e desempenho dos colaboradores e sua
qualificação individual
c - Qualificação organizacional, dos colaboradores e análise
de mercado
d - Análise de mercado de colaboradores
e - Qualificação somente técnica dos colaboradores
Resposta:
A resposta correta é a opção a - Colaboradores e sua
qualificação
profissional.
A competitividade global fez com que as empresas se
preocupassem cada vez
mais com a qualificação profissional de seus colaboradores.
Isso é essencial
para manter a competitividade e a relevância no mercado
globalizado.
Portanto, as empresas estão focadas em investir na formação
e
desenvolvimento de seus colaboradores. Peço desculpas pelo
erro na minha
resposta anterior. Obrigado por me corrigir.
Pergunta
04 O conhecimento que o indivíduo adquiriu ao longo da vida,
que está na
cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado
ou explicado a
outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de
uma pessoa, como
“know-how”:
a - Qualificação profissional
b - Ações intelectuais
c - Tácito
d - Explícito
e - Competências
Resposta:
A resposta correta é a opção c - Tácito.
O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao
longo da vida e
que está na cabeça das pessoas. Geralmente, é difícil de ser
formalizado ou
explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às
habilidades de uma
pessoa, como o "know-how". Esse tipo de
conhecimento é adquirido através
da experiência e da prática, e é fundamental para a inovação
e a vantagem
competitiva nas organizações.
Pergunta
05 As formas de conhecimento que estão presentes nas
organizações, elas se
complementam e a interação entre elas é a principal maneira
de se criar
conhecimento, no âmbito organizacional considera:
a - Aprendizagem através de treinamento
b - Através da observação somente
c - Aprendendo e ressignificando (Tácito e Explícito)
d - Apenas por manuais e livros
e - Espelhando no líder somente
Resposta:
A resposta correta é a opção c - Aprendendo e
ressignificando (Tácito e
Explícito).
As formas de conhecimento que estão presentes nas
organizações se
complementam e a interação entre elas é a principal maneira
de se criar
conhecimento. Isso é especialmente verdadeiro quando se
considera o
conhecimento tácito (aquele que é difícil de ser
formalizado, subjetivo e
inerente às habilidades de uma pessoa) e o conhecimento
explícito (aquele
que é facilmente articulado, codificado e compartilhado em
formato formal). A
aprendizagem e a ressignificação desses dois tipos de
conhecimento, através
de processos como socialização, externalização, combinação e
internalização,
são fundamentais para a criação de conhecimento no âmbito
organizacional.
Pergunta
06 (ENADE – adaptado) Às grandes mudanças nos cenários de
atuação das
empresas em especial nesta Era da Informação e Conhecimento,
nos permitem
imaginar que uma fonte de vantagem competitiva nas empresas
é seu ativo
intangível ‘conhecimento’, e a efetiva gestão e aplicação
deste ativo na
expectativa de sua conversão em resultados. O espiral do
conhecimento é um
processo que necessita ser implantado para que a organização
se transforme
em uma empresa que gera conhecimento. Suas fases são
fundamentais para
que o conhecimento possa ser observado, traduzido e
renovado, assim temos
a necessidade de a organização completar o espiral, seguindo
as fases que se
seguem:
I - Tácito para tácito, do explícito ao explícito, do tácito
ao explícito, e
finalmente, do explícito ao tácito II – Tácito para
explícito ao explícito ao tácito
ao explícito, e finalmente, do explícito ao explícito III -
Explícito ao explícito, do
tácito ao explícito, e finalmente, do explícito ao tácito
É(são) verdadeira(s) as questões:
a - Somente a I correta
b - Alternativas II e III estão corretas
c - Somente a II correta
d - Somente a III correta
e - Todas estão corretas
Resposta:
A resposta correta é a opção a - Somente a I correta.
A espiral do conhecimento, proposta por Nonaka e Takeuchi,
envolve quatro
fases de conversão do conhecimento: socialização (tácito
para tácito),
externalização (tácito para explícito), combinação
(explícito para explícito) e
internalização (explícito para tácito). Portanto, a
sequência correta é: tácito
para tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao
explícito, e finalmente, do
explícito ao tácito, que corresponde à alternativa I. As
outras alternativas não
representam corretamente a espiral do conhecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário